O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da literacia familiar

 A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante, em suas disposições, uma série de direitos sociais. No entanto, apesar de tal garantia, o que se percebe na sociedade brasileira atual é a não plenitude dessa garantia na prática, visto que a importância da literacia familiar tem sido desrespeitada tanto pelo governo quanto pela sociedade. Muitas são as causas que explicam a matéria, entre elas destacam-se a negligência governamental e o silenciamento social.


 Em primeiro plano, vale ressaltar que a negligência governamental impede que o problema se resolva. Nesse sentido, Aristóteles diz, em seu livro "Ética a Nicômaco", que a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, é fácil perceber que em relação a importância da literacia familiar tal disposição não se consuma na realidade brasileira, uma vez que o Poder público não cumpre seu papel legislativo, fazendo com que ocorram diversas lacunas no bem-estar social. Desse modo, faz-se mister reformulação de tal postura estatal irresponsável e negligente.


 Ademais, o silenciamento social se destaca como causa secundária do problema. Em consonância a isso, a escritora brasileira Martha Medeiros discorre em uma de suas obras sobre a falta de debate social, afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer que venha à tona. Desse modo, é notável a relação da afirmação da autora e a importância da literacia familiar, já que o Estado brasileiro mantém essa questão silenciada, pois seu debate trará a exposição de muitos reveses e a fundamentação de incontáveis consequências, das quais, seus responsáveis não demonstram capacidade de dirimir.


 Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. Sendo assim, a população, por meio de um projeto de iniciativa popular, deve criar um projeto social online, que crie uma equipe de trabalho a fim de monitorar e cobrar a atuação governamental em relação as questões sociais, como a importância da literacia familiar. Tal projeto, deve eleger representantes de todo o país e ter perfil e site público nas mídias sociais, com informações diárias de suas atividades para acesso e salvaguarda da população. Espera-se, dessa forma, que a população brasileira deixe de sofrer as consequências da negligência governamental e tenha um futuro próspero.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!