O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da literacia familiar

   No filme ''A sociedade dos poetas mortos'', é retratado a importância da literatura como meio de engajamento social, cultural e desconstrução de atitudes preconizadas, em que um professor propicia os alunos à poesia e prosa em uma escola rígida em costumes. No entanto, na realidade fora das escolas, no âmbito familiar, ocorre a desvalorização da prática da leitura pelo desleixo. Nessa perspectiva, percebe-se o uso demasiado da tecnologia e a conformidade com a alienação como fatores que agravam esse quadro, devendo resaltar a importância da reflexão dessa conduta.



   Em primeiro plano, é válido destacar a disseminação da internet nas residências. Nesse sentido, relações sociais e educativas, antes constantes entre pais e filhos, estão sendo suprimidas pelo uso de redes sociais e outros entretenimentos digitais, o que acarreta no comodismo e priorização do imediatismo virtual no lugar do ato de ler. Sob essa ótica, acaba estimulando a manutenção de desigualdades atrelada ao baixo desenvolvimento intelectual do indivíduo, o que torna-o alienado. Logo, fere direitos contidos na Carta Magma que garantem igualdade de condições e dignidade no corpo social.



   Outrossim, salienta-se a importância da literacia familiar. Nesse contexto, o estímulo à leitura e interpretação correta de textos acarreta no fortalecimento de vínculos afetivos, estimulando o raciocínio e o desenvolvimento do senso crítico para o âmbito político e social do jovem. Parafraseando o educador Paulo Freire, ''ler é um ato de amor e de esclarecimento do mundo'', em que se torna imprescindível para formação da pessoa cívica.



   Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para ligar a leitura ao ambiente familiar. Dessa maneira, é dever da escola promover trabalhos e gincanas entre alunos e seus pais para que elucidem a importância da leitura guiada e seus benefícios, além de palestras que abordem essa temática, com intuito de tornar o jovem mais interessado a buscar conhecimento e lazer nos livros. Com isso, quem sabe a essência do filme seja aplicada na realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!