O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da literacia familiar

     Como mostra no filme "Maõs Talentosas: A História de Ben Carson" que tem uma familia pobre e é filho de uma analfabeta, mas com o incentivo e apoio correto de sua mãe, consegue entrar na Universidade de Michigan Medical School e se tornar um grande neurocirurgião. E também , hoje é secretário do departamento de desenvolvimento urbano dos Estados Unidos. Sendo assim, é possível perceber que mesmo tendo uma mãe solteira e analfabeta, com a influência e apoio certos , uma pessoa pode chegar longe, e com isso, a porcentagem de analfabetos diminuiria bastante, possibilitando a todos uma vida melhor .


     Entretanto, a literacia familiar não tem a intenção de transformar os pais em professores, como diz a professora Catherine Snow, "famílias muito pobres podem fazer muito para promover a curiosidade de suas crianças, suas habilidades linguísticas e atividades positivas relacionadas ao aprendizado"," assim como famílias muito mais ricas podem não estar engajadas nessas interações importantes", pois uma criança em um ambiente onde todos falam e a incentivam ,ficará curiosa e desenvolverá hábitos de leitura.


     Ademais, uma casa onde seus pais falam absurdos como " para que vou ler o livro se posso ver o filme ", isso iria desmotivar qualquer um. Porém, como diz o filosofo iluminista, Rousseau, em sua obra "Contrato Social", " é dever do estado toda e qualquer ação que garanta o bem-estar coletivo". Logo, não cabe somente aos pais, os professores também devem auxiliá-los sobre o que deve ser feito para ajudar os pequenos.


     Portanto, algo precisa ser feito para amenizar a questão, logo, os professores, pais e responsáveis, devem, por meio de orientação, auxílio e apoio, mostrar as crianças, de forma didática os benefícios de ser uma pessoa letrada, de uma maneira que seja fácil e divertido de entender. Pois, como diz Tyrion Lannister na série "Game OF Thrones", " uma mente necessita de livros assim como uma espada necessita de uma pedra de amolar para mante-la afiada, por isso que eu leio tanto". Dessa forma, o objetivo de tal ação é fazer que por meio de uma simples ajuda familiar , as crianças desenvolvam melhor seus hábitos de leitura e possam se tornar uma pessoa brilhante no futuro. Somente assim, essa problemática será gradatiamente erradicada. Tal como Gabriel Pensador diz "Na mudança do presente a gente molda o futuro". 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!