O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da literacia familiar

     A entropia, área da física, mensura o grau de desordem em um sistema. Fora das ciências naturais, no que concerne à conjuntura da aprendizagem infantil no ambiente familiar, percebe-se a configuração de um problema entrópico pelo desconhecimento de técnicas e despreparo das famílias. Nesse contexto, torna-se necessário o debate acerca da importância da literacia familiar. 


     A princípio, é imperioso destacar que, em função da omissão da família na evolução infantil, prejudica-se a criação do hábito literário. A respeito disso, é válido mencionar que a primeira socialização do indivíduo é realizada no âmbito familiar. Por isso, para auxiliar no desenvolvimento infantil é essencial que livros de diversos gêneros sejam disponibilizados pelos pais nas periódicas fases do crescimento. Todavia, essa função não é bem realizada hodiernamente, uma vez que aproximadamente 48% das crianças brasileiras não têm acesso a livros, bem como apresentam dificuldades na leitura, de acordo com os dados da Folha de São Paulo virtual. Desse modo, evidencia-se que a literacia influencia à prática literária, mas também o desenvolvimento intelectual dos infantis. 


      Além disso, é relevante ressaltar a imprescindibilidade do ambiente familiar estável. Segundo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Sob essa ótica, necessita-se que a família disponibilize um local tranquilo e harmonizado, em virtude da necessidade de uma formação infantil adequada. Por conseguinte, curiosidade das crianças, suas habilidades linguísticas e atitudes positivas relacionadas ao aprendizado serão estimuladas com eficácia. Logo, é primordial que o engajamento dos pais e responsáveis seja benéfico, haja vista a grande influência na construção sócio-educacional desses indivíduos.


        É evidente, portanto, que a literacia é fundamental na constituição educacional dos jovens brasileiros. Para a implementação de cursos destinados aos pais, urge que o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, crie uma plataforma com orientadores profissionais, com o objetivo de melhorar o ensino das famílias. Outrossim, é vital que o Governo crie um programa para a visita de assistentes sociais nas regiões mais abastadas dos municípios brasileiros, a fim de averiguar a estabilidade familiar desses locais. Somente assim, a literacia não será um problema entrópico no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!