O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da literacia familiar

                Em seu livro "Utopia", Thomas More descreve uma ilha imaginária, com uma sociedade ideal, tendo como objetivo o contraste com a realidade conflituosa de sua época. Hodiernamente, o conceito estabelecido pela obra literária pode ser utilizado como alegoria para criticar situações que podem melhorar, como por exemplo: a literacia familiar no Brasil, em que o seu desenvolvimento mitigaria desafios como a insuficiência de envolvimento educacional dos pais e a carência de preparo dos mesmos. Dessa forma, cabe avaliar os fatores que favorecem esse cenário.


                 Primeiramente, é indubitável que a ausência parental na educação pode ser danosa. Segundo o centro de pesquisa da organização Todos Pela Educação, 80% dos alunos apresentam dificuldades de aprendizado devido ao ambiente e envolvimento familiar. Isso posto, a importância de ações desses para com seus filhos mostra-se indispensável, uma vez que o apoio e participação ativa nas atividades escolares podem ser efetivas para o desenvolvimento intelectual infantil, tal como: alfabetização e criação de senso crítico. À vista disso, necessita-se da elaboração de novos hábitos desses familiares para a melhora do problema.


                  Faz-se mister, ainda, salientar a indispensabilidade de medidas educativas para a capacitação dos pais no meio educativo. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é produto de sua educação. Nesse contexto, a disponibilidade de uma educação que elucide maneiras efetivas para a atuação desses no ensino de seus filhos se faz essencial, visto que, ao receber essa instrução, poderá repassar exemplos e elaborar soluções em conjunto aos jovens e auxiliar em seu crescimento. Destarte, urge disciplinas que possam favorecer essa didática no país.


                   Desse modo, políticas são necessárias para a melhoria do quadro. Cabe ao Ministério da Educação, portanto, a união com escolas, para a criação de cursos pedagógicos, por meio de palestras, com profissionais qualificados na área da educação, e rodas de conversa com os pais, além de disponibilizar materiais didáticos para serem feitos com seus filhos de forma mensal, visando, assim, a efetivação desse engajamento familiar e, consequentemente, melhorar o desempenho escolar. Com essas medidas, espera-se que a utopia descrita por More possa se tornar real no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!