O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da Educação Física para o desenvolvimento infantojuvenil

No filme “Raça”, é retratada a história de Jesse Owens, atleta negro que é escolhido para representar os Estados Unidos nas Olímpiadas de 1936, sediadas na Alemanha nazista. Nesse cenário, o bom desempenho do esportista ajudou a enfraquecer os ideais de supremacia branca característicos do hitlerismo. Paralelamente, no Brasil, a importância da gímnica para promover um modo de vida mais igualitário e saudável, especialmente entre jovens, é minimizada, em função da desvalorização do ensino e das relações interpessoais na contemporaneidade. Destarte, é profícuo analisar tal problemática.


Primeiramente, cabe ressaltar que, consoante ao educador Paulo Freire, a contemporaneidade é marcada pela mercantilização do processo educacional, uma vez que a inserção no mercado de trabalho é vista como prioritária no ambiente escolar. Nesse sentido, as disciplinas curriculares que não são enxergadas como economicamente compensatórias pelo sistema financeiro são desvalorizadas, ao exemplo da Educação Física. Em decorrência disso, a possibilidade de contato entre jovens e modalidades esportivas é dificultada. Desse modo, o incentivo ao esporte, dever pedagógico defendido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, não é efetivado.


Outrossim, de acordo com o sociólogo Guy Debord, os mecanismos de socialização na atualidade acarretam a espetacularização da individualidade. Nesse contexto, os atributos estéticos são essenciais para a aceitação dentro das redes virtuais, haja vista que elas contribuem para a exaltação de um modelo corporal idealizado. Por conseguinte, a exercitação é analisada primariamente sob a ótica do embelezamento. Assim, a dimensão educativa das práticas físicas é negligenciada.


Portanto, medidas se fazem necessárias para alterar esta situação. Visando a esse objetivo, é mister que o MEC, em parceria com as Secretarias Estaduais de Cultura, promova uma campanha de difusão de exercícios entre os jovens. Nessa perspectiva, por meio da realização de gincanas voltadas para o público infantojuvenil e da divulgação biográfica de indivíduos célebres na esportividade, será possível conscientizar os mais novos acerca dos benefícios do esportismo coletivo, com a finalidade de estimular práticas regulares nessa área. A partir dessas ações, poder-se-á construir uma sociedade mais saudável, unida e consciente do impacto positivo da Educação Física na realidade comunitária, da forma como ocorre no filme sobre Owens.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!