O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da Educação Física para o desenvolvimento infantojuvenil

Dráuzio Varella, renomado médico brasileiro, alerta que para evitar o sedentarismo, a obesidade , dentre outras doenças graves , são recomendados 150 minutos de prática de atividade física por semana. Nesse sentido , nota-se a importância da Educação Física no desenvolvimento infantojuvenil, a qual pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para as crianças e jovens. Entretanto , existem alguns entraves que impedem a plena realização dessa medida , como o incentivo escolar insuficiente e o silenciamento dos pais. 



A princípio , vale salientar como uma motivação da problemática em questão , o incentivo insuficiente das instituições de ensino. Nesse raciocínio, na novela " Totalmente Demais", da emissora Rede Globo, é retratada ,inicialmente, uma escola em que os alunos utilizavam a aula de Educação Física , como horário livre para descansarem , tendo em vista que a diretoria escolar não intervia no caso . Desse modo , percebe-se o descuido com essa prática importante para o desenvolvimento físico do aluno e que ocorre ,geralmente , porque os colégios priorizam outras disciplinas , como Matemática e Português, por serem mais cobradas em simulados e vestibulares. Assim , faz-se necessário uma intervenção nesse cenário horrendo .



Outrossim , a obra " Ensaio Sobre a Cegueira" , de José Saramago , mostra uma sociedade que se torna cega . Fora da literatura , situação semelhante acomete os pais que , metaforicamente , encontram-se "cegos" diante dos seus filhos que trocam as atividades físicas por outras coisas "prazerosas" , como estar sempre conectado ao celular . Ademais , este cenário pode ser percebido no documentário "Dilema das Redes " em que os adolescentes estão sempre infiltrados nas redes sociais, inclusive quando estão na escola , ignorando a Educação Física . Logo , os pais precisam dialogar com os seus filhos sobre a importância de se exercitar desde à infância e passarem a dar mais atenção para eles nesse quesito que , às vezes , não ocorre por estarem muito ocupados nas suas vidas profissionais.



Depreende-se ,portanto , a relevância da Educação Física para o desenvolvimento infantojuvenil . Dessarte, cabe a Mídia - mediadora de conhecimentos - promover o debate acerca da importância dessa área para as crianças e jovens crescerem saudáveis. Tal ação pode ser feita, por intermédio de anúncios e propagandas que alertem as instituições de ensino  e os pais sobre a necessidade de incentivar o público infantojuvenil a desenvolver práticas de exercícios físicos ,  tanto na escola como em casa . Dessa forma , a Educação Física estará mais presente na juventude , promovendo o bem estar das pessoas .

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!