O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da Educação Física para o desenvolvimento infantojuvenil

Segundo a declaração universal dos direitos humanos promulgada pela ONU em 1948, a saúde é um direito universal de todo e qualquer indivíduo. Sendo assim, o bem-estar físico, mental e social, além da atividade física e boa alimentação são os principais fatores para uma vida saudável. Nesse sentido, nota-se a importância da Educação Física para o desenvolvimento infanto juvenil e os inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos proporcionam à vida. 


Em primeiro lugar, cabe citar o filósofo Immanuel Kant, o qual aponta que "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Nesse contexto, é importante destacar que a educação física é algo muito importante para o crescimento de um país, uma vez que esta prática é responsável pelo desenvolvimento de qualidades de grande relevância para a vida como a socialização, o espírito de equipe e o cuidado com a saúde. Desse modo, é notória a necessidade da educação física para jovens e crianças, pois além de melhorar a qualidade de vida do cidadão, essa ajuda  enfrentar melhor os desafios de viver em uma sociedade. 


Entretanto, com os avanços e inovações tecnológicas, grande parte de crianças e adolescentes estão suscetíveis a uma vida sedentária e, consequentemente, propícios a mais doenças como a obesidade, hipertensão e diabetes. Dito isso, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 78% das crianças ficam mais de duas horas por dia na frente a televisão, e apenas 40% possuem o hábito de praticar alguma atividade física.


Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação criar projetos que visam reduzir esta problemática. Sendo assim, é primordial que por meio de recursos públicos, as instituições de ensinos forneçam uma estrutura adequada para práticas de esportes, tais como vôlei, futebol, basquete e entre outros, a fim de incentivar os estudantes ao hábito de exercitar-se. Além disso, com o objetivo de promover o interesse e a visando a conscientização dos alunos, as escolas devem elaborar palestras e debates sobre a importância da atividade física para a qualidade de vida de um cidadão. Desse modo, futuramente, haverá o desenvolvimento pessoal e da saúde, e os direitos humanos serão devidamente respeitados.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!