O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da Educação Física para o desenvolvimento infantojuvenil

Na Grécia Antiga, no âmbito da Escola Platônica, a educação física exercia um pilar para construção física e intelectual do cidadão. Nesse viés, essa modalidade na conjuntura atual, possuí uma relevância significativa na vida dos indivíduos. Dessa forma, cabe analisar a importância da Educação Física no cotidiano de crianças e adolescentes, principalmente, nos quesitos de promover um aprimoramento social e garantir uma saúde equilibrada.   


Em primeira análise, a infância é uma fase que expressa uma importância significativa, pois é nesse período que ocorre a construção das primeiras habilidades socioemocionas. Diante do exposto, as atividades físicas promovem um maior engajamento e abertura para o conhecimento de novas aptidões, assim, possibilitando o aprimoramento das relações sociais de uma maneira mais sólida. Segundo o blog “ Educação física “ , tal prática exercida em ambientes escolares, contribuem para desbloquear limitações físicas e psíquicas dos praticantes. Desse modo, assim como ensinava a Escola Platônica,  essas atitudes corroboram diretamente na constituição do indivíduo.


Em uma segunda análise, uma sociedade que vivencia o imediatismo, fundamentado no consumo excessivo de fast-foods alinhado ao uso intendo de eletrônicos, contribuem para um cenário de baixa motivação para prática da Educação física. Dessa maneira, incluir essa prática na rotina de crianças e adolescentes, é essencial para garantir uma vida mais saudável, evitando problemas futuros e atuais. Além disso, cabe analisar, que obesidade infantil está enquadrando-se em uma dos graves problemas de saúde pública do Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde , OMS , 12,4% dos meninos e 9,4 % das meninas, no Brasil, são classificados como obesos. 


Portanto, é evidente os benefícios oferecidos por essa metodologia. Assim sendo, é necessária a atuação do Governo em parceira com as Escolas, promover projetos de intensificação de atividades físicas,  por meio da instalação de ambiente diversificados de esportes, com intuito de incluir o maior número de cidadãos infantojuvenis. Em suma, a porcentagem de meninas e meninos obesos irá decrescer.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!