use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

A importância da Educação Financeira

    Após a crise do fordismo, no século XX, houve a necessidade de criar novos modelos de produção, os quais substituiriam os bens duráveis para não duráveis. Nessa perspectiva, após o fim do modelo fordista, tornou-se evidente a cultura do consumo assentada socialmente. Nesse sentido, a importância da educação financeira reverbera uma sociedade consumista sem conhecimento na administração de renda, sendo assim, é necessário uma análise dessa problemática.

     A priori, uma sociedade que possui um consumismo exacerbado é um dos motivos de se discutir a importância de uma educação financeira no país. Sob tal contexto, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade moderna vive sob o conceito de fluidez de mercado e o consumismo a crédito, o qual há uma urgência social na aceleração de consumo. Dessa forma, a importância de uma educação financeira coincide com a visão moderna proposta por Bauman, visto que há uma crescente velocidade na necessidade de compra. Alicerçado a isso, o consumismo exacerbado pode ser prejudicial à vida financeira dos indivíduos, uma vez que essa prática pode resultar em uma sociedade endividada.

    Outrossim, a falta de conhecimento sobre finanças é outro fator que corrobora na problemática em questão. De maneira análoga, é valido salientar que, de acordo com a revista Exame, o índice de inadimplência tem crescido no Brasil nos últimos anos. Diante disso, a ausência de uma educação financeira que ajude na administração de renda dos brasileiros é um dos fatores que contribuem para o crescimento da inadimplência do país, principalmente quando é acompanhada pelo consumismo exacerbado da população. Por essa razão, é imprescindível a dissolução dessa conjuntura.

      Portanto, faz-se necessário a intervenção das escolas na execução da educação financeira. Cabe, então, às escolas a prática de reformas educativas, tal como incluir na programação escolar aulas que auxiliem na administração do dinheiro, com ajuda de profissionais que tenham conhecimento na área, através de cursos e aulas extracurriculares, a fim de dar importância a educação financeira no país. Só assim, será possível criar meios ajudar na vida financeira dos brasileiros.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!