Na série sul-coreana "Skid game", da Netflix, é abordada uma crítica ao sistema financeiro e à ausência de orientação quanto aos recursos disponíveis, tais como o dinheiro. Não somente, o superendividamento que levou a população, no exposto, a uma competição mortal por um prêmio milionário, com o propósito de sanar as dívidas, realçou o debate acerca da importância da educação financeira (para todos), especialmente no Brasil. Dessa forma, é pertinente analisar essa questão no país, a fim de combater o analfabetismo financeiro e o consumismo , enquanto fator cultural.
A princípio, é imperioso discutir como a educação contribui para diminuir o analfabetismo financeiro. Esse fato é contudente em razão da necessidade de melhoria da qualidade de vida da nação verde-amarela, possibilitando o desenvolvimento de uma "responsabilidade econômica" - individual e coletiva -, além do "usufruir" dos direitos do cidadão, no que refere-se à análise das instâncias estatais e à admissão de formas saudáveis de lidar - atualmente - com a variável inflação do país. Sob essa ótica, a obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, exemplifica os problemas sociais por meio da figura de "Fabiano": um homem que não possui qualquer tipo de letramento, desconhece o significado do termo imposto, e é ignorante quanto à outras questões financeiras, nesse caso, por representar a realidade brasileira subvergida - lamentávelmente - à desigualdade social e à subtração do direito previsto na Carta Magna: a educação. Por conseguinte, vê-se a personificação de "Fabianos" na sociedade, uma vez que muitos indivíduos estão sujeitos a participarem do sistema econômico do país, sob o baixo discernimento de suas medidas, o que reverbera a importância de democratizar esse conhecimento.
Outrossim, o consumismo, enquanto fator cultural, apresenta-se como uma questão preponderante para a implantação do ensino financeiro. Isso posto, com o surgimento de recursos de empréstimo ou situações análogas, como o cartão de crédito, elevado contingente populacional passou a abusar do dinheiro "invisível", resultando no acúmulo de dívidas e na pouca segurança material. Concomitantemente, ainda na década de 90, essa cultura já era perpetuada, notoriamente expressada na música "Chopis Centis", do grupo Mamonas Assassinas, ao delegar que: "A minha felicidade é um crediário na Casas Bahia", empreendimento famoso no Brasil, o que - já naquela época - ressaltou a ideia, preocupante, de que o importante é consumir, não importando as consequências. Posteriormente, a urgência de tornar a educação financeira acessível é decorrente do desdobramento social que distância as pessoas de uma vida economicamente equilibrada.
Convém, portanto, que o analfabetismo financeiro e o consumismo sejam combatidos ante à questão. Para isso, urge que o Ministério da Educação - responsável pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - amplie a proposta da educação financeira nas escolas, de maneira que a inclusão da família do corpo discente seja pauta desse processo de transmissão de conhecimento, visto que é a primeira instituição social de contato. Com esse objetivo, as escolas devem oferecer palestras bimestrais, ministradas por economistas ou administradores, sobre o letramento financeiro e as consequências do consumismo exacerbado, incentivando a busca pela melhoria da qualidade de vida e alcançando a diminuição de hábitos de descontrole econômico. Dessarte, a crítica existente na série "Skid game" será atuante, salientando a importância da educação financeira entre os indivíduos.