ENTRAR NA PLATAFORMA
A importância da consciência de privilégios

Antagonicamente, o Período Colonial brasileiro se constituiu de uma sociedade estamental, escravista e latifundiária, no qual homens brancos e donos de terra detinham todo o poder local. Por analogia, o preconceito enraizado sobre as classes subjugadas da época, como os negros, que conseguiram a liberdade do sistema escravista sem inclusão social pela a Lei Áurea, ou as mulheres que conquistaram o direito ao voto somente na Constituição de 1932 de Getúlio Vargas, ainda está presente nos dias de hoje. Assim, o reconhecimento dos privilégios por aqueles que não se incluem nas minorias ainda é um grande entrave devido ao racismo e machismo estrutural.


Em primeira análise, no livro de Leonard Mlodinow "O Andar do Bêbada", o autor expõe a importância que a aleatoriedade de casos impacta ao longo da vida, utilizando estatística e física na realização de seus experimentos, provando o quanto o desvio padrão da probabilidade das circunstâncias humanas são importantes na avaliação dos fatos. Nesse aspecto, tal "desvio padrão" se aplica à evidência de que não há como igualar todos a um mesmo nível, à medida que os indivíduos não presenciam as mesmas oportunidades, muito menos as mesma condições financeiras. Dessa forma, quando alguém questiona o sistema de cotas, por exemplo, ignora toda a luta racial de um povo, justificando uma meritocracia que não existe.


Já em segunda análise, de acordo com o filósofo John Locke, a "tábula rasa" exemplifica a importância da experiência sensível no processo de formação pessoal, em que, quem não possui as mesmas circunstâncias para absorver conhecimento, não se deve deliberar como burro ou incapaz. Desse modo, antes mesmo das mulheres adquirirem seus direitos na participação política, enfrentavam o mesmo no meio científico. Não coincidentemente, a ciência carece de nomes femininos, pois elas foram privadas da base acadêmica, por serem julgadas como inferiores ou como um objeto de procriação. Em tal ótica, o machismo e a negação dos privilégios persistem em diversos âmbitos, impactando diversas mulheres.


Portanto, diante o exposto, fica claro os entraves que a negação de privilégios causa na sociedade e como a consciência destes é importante. Logo, é indubitável que o Ministério da Educação corrija a problemática pela raiz, reforçando na matriz curricular brasileira a importância das lutas sociais e como elas não devem ser desvalidadas. Além disso, o Governo Federal deve realizar campanhas via televisiva e virtual, para a conscientização populacional do porquê a meritocracia não pode ser aplicada ao contexto histórico do país, barrando o preconceito.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado