logo redação online

Tema de redação – A família brasileira e suas novas configurações

A família brasileira e suas novas configurações: como lidar com os novos modelos?

“Segundo dados do último censo do IBGE, de 2010, já são mais de 60 mil os casais gays que moram juntos. Porém, as relações homo-afetivas são apenas mais um exemplo dos novos arranjos familiares no Brasil. O modelo de casal heterossexual com seus próprios filhos deixou de ser dominante no país. Pela primeira vez, o levantamento demográfico identificou 19 tipos de laços de parentesco, indicando que os outros tipos de arranjos familiares estão em 50,1% dos lares, entre eles: casais sem filhos, pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães ou pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs, e ainda a nova e famosa família “mosaico”, compostas por pais divorciados que voltam a se casar e vivem com os filhos do antigo casamento na mesma casa. Dados como esse mostram como o conceito de família hoje é muito abrangente. Ficar discutindo com base em conceitos antigos não é apenas improdutivo, é um retrocesso.”

Fonte: https://revistaescola.abril.com.br/blogs/educacao-sexual/2014/07/17/como-lidar-comos-novos-modelos-familiares/

Você também pode se interessar:

Tema de redação – A família brasileira e suas novas configurações: exemplo

O Conceito de família ainda revela-se discriminante. Devido à sociedade patriarcal em que o homem era provedor e a mulher submissa, a ideologia de família tradicional era única e incontestável. Contudo, a partir da Revolução Francesa, começou-se a questionar tal forma de organização. De todo modo, o patriarcalismo ainda está embutido no subconsciente do brasileiro e ainda se manifesta no ideário humano ao longo dos séculos. Por isso, é preciso revelar as formas e ocasiões em que aparece o efeito do patriarcado para fazer valer a família contemporânea e sua representação social.
O principal reflexo deste preconceito machista se faz presente, majoritariamente, por meio da mídia e da propaganda. Padrões de vida são disseminados, fazendo o cidadão, muitas vezes privado de consciência crítica, absorvê-lo e incorporá-los como ideais próprios. A perfumaria “O Boticário? gerou polêmica com um comercial de Dia dos Namorados em que apareciam diferentes tipos de casais (heterossexuais e homossexuais) trocando presentes. Essa campanha se tornou alvo de protestos homofóbicos apenas porque exibe a diversidade do amor além das convenções. Desse modo, é lamentável dizer que os modelos ditados pela tradição social insistem em privar o indivíduo de usar seu próprio livre-arbítrio.
Outro aspecto a ser mensurado diz respeito ao fato de a estrutura familiar contemporânea trazer consigo o desafio de saber conviver com a diferença. Atualmente, é possível ver que existem novas noções de família, como a homoafetiva, anaparental, mosaico ou pluriparental, paralela e eudomonista. Uma vez que a Constituição trouxe uma percepção mais abrangente e não restritiva, entende-se então que a Família, de fato, mostra-se composta pelas relações de afeto e não apenas da antiga conceituação de união e descendência biológica advinda do casamento. Como já dizia Voltaire, não é preciso concordar com determinado posicionamento, mas é preciso defender o direito de o outro de se expor.
Portanto, para que a concepção de família brasileira abranja suas novas configurações -a diversidade sexual-, será necessário total comprometimento efetivo da sociedade. O MEC deve estimular as escolas a realizarem projetos educativos sobre atuais mudanças sociais com o objetivo de assegurar igualdade e respeito. Ademais, o Estado precisa promover campanhas publicitárias que evidenciem as distinções entre orientação sexual, mostrando que, por exemplo, um beijo entre um homem e uma mulher é tão natural quanto um beijo gay. Assim, atitudes como essas irão garantir o desenvolvimento da nação.

Perguntas frequentes

Quais são as novas configurações de família?

São novas configurações de família: famílias monoparentais, união homoafetivas com filhos, paternidade e maternidades socioafetivas e recasamentos são alguns dos exemplos das novas configurações de família. Atualmente, a família “comercial de margarina” já não é mais o único modelo de família reconhecido na sociedade.

Como fazer uma redação sobre a família?

Existem diversas maneiras de fazer uma redação cujo tema seja “A família brasileira e suas novas configurações”, mas, de acordo com a solicitação do enunciado, é necessário abordar o fato de que existem novas configurações familiares. Nesse caso, não há um problema a ser resolvido, logo, a dica pode estar em falar sobre novas leis e quais os direitos essas novas configurações precisam ter garantidos.

Como iniciar a introdução de uma redação?

O início da redação é a introdução. Dessa maneira, é interessante pensar que, deve-se iniciar dando um breve resumo do tema. Caso o tema da redação for “A família brasileira e suas novas configurações” você pode começar trazendo dados acerca das configurações familiares.