O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A família brasileira e suas novas configurações

A reconceituação do significado de família tem sido uma temática bastante discutida ultimamente. Essa realidade deve ser incentivada, visto que, abre espaços para a difusão da diversidade social e combate à intolerância. Desta forma, é importante analisar alguns aspectos: as novas formações familiares e o desrespeito às diferenças.
Segundo o IBGE, os novos arranjos familiares já fazem parte de mais de 50% dos lares brasileiros. Tais dados, juntamente a realidade presenciada, corroboram a ideia de que a sociedade atual apresenta peculiaridades importantes, muitas vezes ainda desrespeitadas, que devem ser consideradas. Neste interim, ao se definir a formação familiar atual, é preciso reavaliar as diversas variáveis deste grupo na sociedade contemporânea.
É notório que, apesar de não existir leis específicas que proteja os novos núcleos familiares, conforme previsto pela Legislação Brasileira, todos os indivíduos e suas diferenças devem ser respeitados, no entanto, o que se observa por boa parte da população, é a conservação de ideologias tradicionais sobre o conceito de família, aliados ao preconceito e intolerância à diversidade deste grupo hoje, principalmente se estes forem formados por homossexuais. Comprova-se isso pelo fato de 55% da população ser contra a união de casais gays ou adoção de crianças por estes, segundo pesquisa do IBOPE. Deste modo, evidenciar essa questão atualmente é mais uma forma de combate a descriminação e luta pela igualdade.
Portanto, percebe-se que, é necessário que o estado busque proteger tais grupos, com leis e incentivos em campanhas de respeito social. Some-se a isso, ajuda das mídias na divulgação de tais temas juntamente às escolas com incorporações curriculares, no intuito de oferecer apoio a estes grupos e formar cidadãos que reflitam as mudanças sociais, sendo capazes de desvincular-se de ideologias arcaicas em prol do bem comum.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!