ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

A família brasileira e suas novas configurações
A construção da sociedade brasileira, alicerçada em um sistema patriarcal (definição ideológica a supremacia do homem nas relações), tem dificultado a discussão de temas importantes na atualidade, como as novas configurações familiares. Nesse contexto, a visão única do homem como "provedor" e a mulher como genitora e responsável pela educação dos filhos não atende mais a sociedade contemporânea e suas novas relações. Logo, compete ao Estado garantir o princípio da dignidade humana e a proteção das novas formas de família.
Sob esse viés, é indubitável que crenças de ordem pessoal ou religiosa não podem orientar políticas públicas em um Estado laico, contudo, é perceptível que teoria e prática ainda não estão alinhadas. Dessarte, definições simplistas que não refletem a realidade, como o código civil de 1916, em que estabelece família como o agrupamento originado do matrimônio entre pessoas heterossexuais, não devem ressurgir no século XXI. Assim, projetos de lei, como PL 6583/2013, o estatuo da família, que seguem a lógica única de forma de família, corrobora para a exclusão e invisibilização de indivíduos que lutam diariamente por seus direitos e contra o preconceito, visto que a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, e pessoas Trans) é totalmente desconsiderada em tal projeto.
Convém lembrar que a palavra autonomia está atrelada a autodeterminação do sujeito em realizar suas escolhas. Embora o IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) apresente no censo de 2010 a pluralidade familiar existente no Brasil (família estendida, unipessoal, composta e família proveniente de união estável), é observável a permissibilidade do Estado perante a coerção social sofrida por aqueles que fogem do "engessamento" normativo da concepção de família, como o adolescente agredido em São Paulo por ser filho adotivo de um casa gay.
É notório, portanto, que a diversidade existente nas interações humanas devem ser acolhidas e respeitadas. Destarte, cabe ao Poder Legislativo a criação de leis que ampliem o conceito de família para um agrupamento de pessoas que tem como base o afeto, o respeito e o cuidado para com os seus membros. Essa medida deve ser realizada por meio de consultas prévias a especialistas, como psicólogos, sociólogos e juristas que trabalham com essa temática, a fim de proporcionar a construção de um cultura de aceitabilidade da pluralidade. Desse modo, é certo, como afirma o escritor Jorge Amado em sua obra "Gabriela, Cravo e Canela", que a existência do amor dispensa explicações ou compreensões.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado