O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A família brasileira e suas novas configurações

"Na hora de pôr a mesa, éramos cinco: o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs e eu", isso é um trecho do poema a criança em ruínas, de José Luís Peixoto que retrata um padrão de família predominante por muitos anos, sendo tal modelo previsto na constituição de 1988.Entretanto, constata-se que hoje esse conceito familiar precisa ser revisto, uma vez que surgiu novos arranjos na conjuntura contemporânea.
Cabe ressaltar que fatos históricos, como a Revolucao Industrial no século XVIII contribuíram para as novas configurações. Sobretudo, na vida da mulher que ganhou novos papéis no corpo social, pois ela nesse período ingressou no mercado de trabalho, e passou de dona de casa à operária na fábrica.
Diante de contexto, ao longo do tempo, foram ocorrendo alterações nos parâmetros familiares. Prova disso, é que no censo do IBGE de 2010, verificou-se um aumento no número de pessoas que vivem sozinhas, também de casais sem filhos, bem como um maior registro de casamentos homoafetivos, mais divórcios, e as mulheres como chefes da casa. De acordo com o órgão 32,2% dos lares brasileiros estão sendo comandados pelo sexo feminino.
Urge, portanto, que apareceram novos grupos e precisam ser considerados como família. Cabe ao Poder Legislativo reformular essa concepção, por meio da criação de leis que possam incluir esse conjunto de pessoas como tal instituição social, a fim de que eles estejam amparados judicialmente. Ademais, as escolas podem promover palestras aos alunos sobre o assunto. Dessa forma, haverá uma reestruturação desse conceito e plena igualdade de direitos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!