ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

A família brasileira e suas novas configurações
Desde o século XVIII, com a Revolução Industrial e, o século XX, com as Grandes Guerras Mundiais, as mulheres passaram por várias transformações, assim, modificando as relações de família, seja pela inserção feminina no mercado de trabalho, seja pelo surgimento da pílula anticoncepcional. Consequentemente, com o passar dos séculos, os núcleos familiares majoritariamente patriarcais vêm cedendo espaço para os vínculos monoparentais, unipessoais, compostos, homoafetivos e os constituídos por mulheres como chefes de casa. Não obstante, será mesmo que essas relações não podem ser conceituadas também como famílias?
Segundo Singly, " a família contemporânea tende a ser relacional", ou seja, os vínculos afetivos são de extrema importância para a constituição familiar. Família não se restringe apenas aos aspectos biológicos como definição de entidade familiar, mas, sim a todo e qualquer vínculo baseado no amor e na afetividade, haja vista, estes serem os fatores essenciais para uma convivência fundamentada em valores (o que explica, por exemplo, o número de 51% de famílias brasileiras não convencionais, consoante à pesquisa do IBGE). Ademais, não adianta termos somente uma união estável, se não obtivermos uma relação embasada no afeto, princípios e respeito mútuo entre os familiares, já que o núcleo familiar é importante não apenas para as nossas crianças, mas também para toda a sociedade, como o "pilar" das boas relações afetivas - tanto nos séculos anteriores, como também no período hodierno.
Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha declarado que as relações de mesmo sexo também podem configurar uma união estável, ainda é bastante perceptível, em nosso dia a dia, o conservadorismo machista e excludente que ainda insiste em valorizar os velhos estereótipos familiares. Infelizmente, a maioria dos brasileiros ainda pensa como o deputado Ronaldo Fonseca, que declarou as relações de mesmo sexo como "famílias inúteis", porque, segundo ele, elas não têm a capacidade de passar valores adequados para a construção da sociedade. Outrossim, pensamentos intolerantes, como o apresentado pelo político, não são de estranhar-se se analisarmos o meio social em que vivemos como o fruto da cultura patriarcalista greco-romana e predominantemente cristã, em que abomina a homossexualidade e a mulher como a provedora do lar - ainda bastante criticada desde a inserção feminina nas indústrias de máquinas a vapor. Concomitantemente a essa visão cristalizada do modelo familiar, a intolerância também afeta as crianças, sobretudo, pela forma de "bullying", a exemplo do jovem Peterson Rodrigues, que foi violentado sobre a justificativa de ter pais homossexuais.
Portanto, é imprescindível o respeito com as novas configurações de família. Sendo assim, o Poder Judiciário deve fiscalizar e combater com mais rigor os casos de violência contra os novos núcleos familiares, por meio de incentivo às ligações de denúncia em anonimato, campanhas que valorizem as novas famílias, contratação de mais policiais e maior vigilância nas cidades com a distribuição de câmaras pelas ruas, a fim de alcançar a isonomia defendida pela Constituição Brasileira de 1988. Inclusive, é mister que a escola, enquanto instituição socializadora, forneça debates acerca dos novos núcleos familiares, por meio pedagógico, para combate ao preconceito. Dessa forma, a equidade poderá ser alcançada no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado