O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A família brasileira e suas novas configurações

As novas configurações familiares têm gerado complexas discussões no país devido ao fato de envolver questões religiosas, morais e de direito
O Brasil é um pais laico em teoria, já que a religiosidade, principalmente a cristã, norteia grande parte das relações e comportamentos. Atualmente, políticos mais conservadores apregoam a necessidade de preservação da família tradicional brasileira, como se ela não se fundamentasse na união de afetos. Para muitos hipócritas, questões como união homoafetivas, defesa de gênero e militância pró-aborto a ameaçam, como se o respeito à diversidade e direitos legais das minorias atacasse, de algum modo, a instituição familiar.
O pilar de uma sociedade patriarcal, machista e excludente, insiste em valorizar velhos estereótipos de família. O marido provedor, no controle racional da casa; a mãe amorosa, abnegada e grande cozinheira, ambos rodeados de filhos dóceis e submissos, provavelmente só existam, hoje, muitos não abdicaram ao matrimônio, embora o divórcio tenha implodido uniões tidas como ideais.
O casamento é uma instituição legal e, portanto, um contrato sujeito a normas, direito e deveres. Garantias jurídicas como divórcio, divisão de bens, pensões e herança não podem ser restritas a uniões heteronormativas. Hoje, casais gays, por meio da união estável recentemente legalizada no Brasil, gozam, em teoria, dos mesmos direitos dos demais; enfrentaram, contudo, na prática, enormes dificuldades em casos de adoção de crianças.
As discussões em torno dos novos modelos de família têm resultado em medidas mais democráticas, proteção e garantias legais às minorias e respeito à diversidade sexual, já que fundamentadas na liberdade individual. O Ministério da Educação poderia fazer campanhas educacionais nas escolas, mostrando as novas configurações familiares, a mídia também poderia expor isso para conscientizar as pessoas e verem o quanto a sociedade evoluiu e que as coisas não são como antigamente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!