O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A família brasileira e suas novas configurações

Novas perspectivas

A questão sobre a configuração atual da família na sociedade é tema recorrente de discussão. Consoante observava o ensaísta francês Joseph Joubert, o objetivo da argumentação não deve ser a vitória, mas o progresso das ideias. Acreditar, pois, que a perpetuação de visões arcaicas acerca da família contemporânea não trará consequências sociais, é pensar leviana e negligentemente.
Em primeiro lugar, deve-se atentar para o fato de que a diversidade e a pluralidade nas relações familiares é cada vez mais presente. Prova disso é o número de relacionamentos sociais estabelecidos mesmo que não haja um laço co-sanguíneo. Nesse sentido, tem-se os exemplos das famílias adotivas, dos relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo etc.
Entretanto, o preconceito na sociedade tem prejudicado a harmonia destas novas organizações familiares. Dessa forma, há o predomínio de visões extremamente conservadoras e extremistas que impõem a rejeição absoluta de quaisquer vínculos humanos que apresentem diferenças em comparação ao modelo social estabelecido por pensamentos preconceituosos.
É bem verdade que o combate ao preconceito e a aceitação destas novas configurações familiares evolui gradativamente. Contudo, esta evolução caminha a passos lentos por causa da influência de fatores como a falta de respeito as diferenças na sociedade e inobservância das regras éticas e morais no relacionamentos humanos.
Portanto, faz-se necessária a execução de métodos e técnicas que possam reverter este quadro social.Nessa perspectiva, segundo René Descartes, não existem métodos fáceis para solucionar problemas difíceis.Sendo assim, cabe à escola a discussão com o corpo docente do assunto através da realização de eventos e palestras que busquem a conscientização; ao governo,a aplicação de leis e penais para aqueles que caluniem e desrespeitem a diversidade familiar gerando contraste social e à midia, a veiculação de propagandas que estimulem a denúncia e que tratem o assunto expondo o respeito e a aceitação como ferramentas primordiais na luta contra o preconceito.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!