Silenciamento midiático e descaso governamental . Esses exemplos ilustram os motivos pelos quais há uma nítida hierarquização da arte no Brasil. Logo, é imprescindível a retificação dessa mazelas para a plena harmonia social.
A princípio, conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Dessa forma, verifica-se que a mídia, ao invés de promover informatividade que elevem o nível sociocultural da população, por meio dos movimentos artísticos, infelizmente, se torna uma má influência, já que - em redes sociais, programas de TV - não tem o interesse em tornar popular esse acesso, em razão de não gerar um retorno lucrativo. Por conseguinte, muitas forma de expressão são silenciadas, pois são muito perigas para a manutenção da estrutura elitista, como é observado, muitos murais são apagados para colocar no lugar a publicidade.
Somado a isso, de acordo com a música “Brasil Colônia”, da banda Oriente, “lágrimas de sangue escorrem dos filhos deste solo e irrigam esse solo; crianças pedem colo e a pátria- mãe se isola”. Nesse contexto, a música denuncia a ineficácia dos mecanismos legais, contra a população marginalizada, criando barreiras sociais impedindo a sua inclusão em programas artísticos, visto que o Estado não cumpre seu papel de “mãe- gentil”. Dito isso, observa-se que questões básicas, por exemplo, direito à cultura e o direito à educação não são garantidos a sociedade. Consequentemente, a qualidade do ensino nas escolas públicas, fazem com que essas pessoas vivam situações degradantes como a segregação, aumentando o abismo social.
Portanto, é necessário que o Estado proporcione a difusão do conhecimento artístico e sua importância no cotidiano, nos meios de comunicação, por meio de anúncios, a fim de colaborar com o acesso igualitário. Ademais, a instituição educacional deve proporcionar aos indivíduos uma educação voltada à democratização coletiva da arte, como entretenimento destinado às elites, por intermédio de debates e palestras, na área das Linguagens, como forma de esclarecimento populacional. Com isso, efetivar o que garante a Constituição de 988, melhorando a democratização desse acesso.