ENTRAR NA PLATAFORMA
A dificuldade de lidar com a morte

O barroco foi uma escola literária e tinha como principal característica a confusão mental gerada pela antítese entre a fé e a razão. Em um período de expansão do renascimento cultural, os indivíduos estavam cada mais temerosos a morte em virtude do abandono de suas crenças para a adesão da corrente racionalista. Passando para a esfera atual, é possível observar que a situação é paralela ao que ocorreu no período barroco, tendo em vista que muitas pessoas ainda possuem imensas dificuldades de lidar com óbitos - seja pelo medo do desconhecido, seja pelo papel midiático.


Vale ressaltar, em primeiro plano, que o avanço da ciência em detrimento da razão estimulou o pânico. Com o advento da internet, as pessoas passaram a encontrar mais respostas com embasamento científico para as suas perguntas, que, nos séculos anteriores, estas só eram respondidas com verdades baseadas em crenças e mitos. Nesse sentido, muitos indivíduos começaram a deixar de lado suas religiões, tornando -os mais céticos a diversas questões. No entanto, isso contribuiu para a instauração do medo na sociedade, pois nem as maiores tecnologias puderam fazer o que a religião faz há milênios: tranquilizar-nos em relação ao desconhecido. Nesse contexto, as pessoas que se fecham às ciências temem cada vez mais o que não podem explicar, a morte.


Além disso, a mídia, especialmente os jornais televisivos, contribuem para a incompreensão da morte. Para José Ortega Y Gasset, importante filósofo espanhol, o ser humano é influenciado pelo meio. Nessas perspectiva, os indivíduos que veem diariamente óbitos noticiados na TV tendem a se preocupar cada vez mais com o fenômeno, culminando em pensamentos repetitivos e até mesmo a depressão, principalmente, quando é alguém próximo que falece. Com isso, muitas pessoas que não conseguem superar o luto tornam-se amarguradas pela sua perda, resultando em pessoas infelizes e vulneráveis a doenças mentais. Nesse cenário, medidas são necessárias para reverter o cenário vigente.


Torna-se evidente, portanto, a íntima relação da dificuldade de lidar com a morte com a mídia e o papel da ciência na atualidade. Logo, faz-se necessário que as pessoas adotem crenças a fim de se sentirem mais confortáveis com o desconhecido e com a perda de entes queridos, sabendo que a morte é uma condição intrínseca da existência. Ademais, a mídia deve preocupar -se menos em evidenciar óbitos e expor elementos positivos da vida como, por exemplo, a natureza, com o objetivo de eliminar a ansiedade provocada pela morte e, por conseguinte, estimular uma vida mais saudável. Desta maneira, será possível moldar positivamente o comportamento humano a partir do meio, fazendo alusão ao pensamento de José Ortega Y Gasset.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado