ENTRAR NA PLATAFORMA
A dificuldade de lidar com a morte

    “Carpe diem” é a expressão da máxima do Barroco no Século XVII e significa aproveite o dia. Tal seguimento conflitua com a morte, já que o hedonismo, essencialmente, ignora os preceitos metafísicos e o prazer torna-se o centro do segmento Humanismo, no qual rompeu com a Igreja Católica. Não só hoje, o fim da vida foi debatido durante a história humana e, logo, diversas explicações contemplam as ideais da sociedade. Desse modo, fica em evidente que a dificuldade de se lidar com a morte está ligado aos laços interpessoais e indignação diante do fator biológico.


     Em primeiro plano, Nicolau Maquiavel, filósofo, no livro “O Príncipe”, estabelece o materialismo com a ideia de que mais fácil se esquece a morte do pai do que a herança perdida. Apesar dos vínculos familiares, a dificuldade da morte alia-se não só à vertente material, como também à história vivida conjuntamente. Portanto, os laços que se estabelecem durante a convivência impactam emocionalmente em cada indivíduo e , em seguida, quando desfeitos, simbolizam a essência do “amor” ultrarromântico colocado no Romantismo por Álvares Azevedo.


    Em outra análise, Quincas Borbas, personagem criado por Machado Assis, sintetizou a teoria humanitismo, na qual satiriza os preceitos darwinistas. Em tal tese, a morte não existe, há somente a ausência da vida. Assim, a citação “ao vencedor, as batatas” mostra que os fatores biológicos da seleção natural são desumanos e que a vida é inerente ao homem, logo, a dificuldade está no processo de perdê-la. Por fim, a indignação entende-se como desenvolvimento emotivo, no qual decorre da concretização dos ciclos vitais, em oposição ao agradecimento de Machado de Assis ao primeiro verme que comeu seu corpo, no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.


   Nesse sentido, diante do exposto, percebe-se a real dificuldade frente à morte. Cabe ao Ministério da Saúde (MS) promover palestras, por meio de verbas federais, feitas por psicólogos, em escolas e universidade, sobre o tema: morte - com ênfase ao contexto de coronavírus. O efeito esperado é a amenização e entendimento da mortalidade para maturação emocional.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado