ENTRAR NA PLATAFORMA
A dificuldade de lidar com a morte

    Segundo o pensamento de Sôneca, filósofo e escritor, ele afirmava que não é da morte que se tem medo, mas sim de se pensar nela. De forma análoga, é presente no meio social uma dificuldade de lhe dar com a morte, haja vista que pessoas morrem todos os dias por diversas razões, e muitas vezes parentes e amigos não estão preparados para tal impacto. O que pode acarretar em depressão profunda, por isso torna-se indispensável o debate acerca dessa problemática.


    A priori, é importante salientar que ninguém esta psicológicamente preparado para perder um ente querido, pois não é um assunto muito debatido por consequência do medo, como contesta Sôneca. Faz-se necessário muitas vezes procurar psicológos para o conforto em situações como essa. Porém, de acordo com dados obtidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 13,5 milhões de pessoas vivem com ate 145 reais por mês, paralelamente a isso se torna complicado conseguir ajuda privada para determinado condição.


    Outrossim, é válido ressaltar que por decorrência do fato supracitado a depressão vem crescendo, causando rachaduras na sociedade. No filme americano, "Por lugares incríveis", Violet sofre de depressão pela recente perca da irmã, mas com a ajuda de um amigo, Finch, ela consegue superar essa dor. Essa doença é uma das que mais ataca pessoas no mundo, e se não houver um apoio necessário em momentos como esse, a sociedade será prejudicada em sua conduta ulterior.


    Em suma, medidas precisam ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Governo Federal juntamente ao Ministério da Saúde, que aumentem o número de profissionais da mente em rede pública, por meio de concursos estaduais. Ademais, compete a escola em parceria com os pais, para trabalharem essa relação com a morte desde cedo, por intermédio de palestras, com a participação de psicólogos e especialistas. Feito isso, pode mudar essa ideia de medo, confrontando o pensamento de Sôneca, logo, mitigando o número de pessoas com depressão, melhorando assim uma sociedade futura.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde