ENTRAR NA PLATAFORMA
A dificuldade de lidar com a morte

Na década de 90 a Walt Disney lançou ''O rei leão'', uma animação que mostra em uma das cenas a morte do Mufasa, gerando tristeza e luto por parte do Simba, seu filhote. Analogamente, a sociedade atual, tem dificuldade em lidar com a morte, devido à não aceitação do diálogo sobre o tema e a desvalorização do processo de enlutamento.


Deste modo, com o advento das novas tecnologias durante os séculos XX e XXI, as pessoas optaram por um estilo de vida cada vez mais singular, e, a necessidade de debates sobre temas considerados ''tabus'' foi sendo negligenciada. A sociedade optou ainda menos por velórios e funerais, substituindo apenas pelo sepultamento. Além do que, a cremação, que é um processo carregado de estigmas, vem sendo ainda mais naturalizado. O que evidencia a constante negação e dificuldade em lidar com a morte, por se tratar de um processo triste e que gera sofrimento.


Contudo, caso a sociedade não arranje meios para superar o luto, a tendência é que doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, tenham os seus índices elevados. Do mesmo modo, economicamente, uma geração de trabalhadores estará sendo perdida, pois, os profissionais não desenvolveriam habilidades como, a inteligência emocional e a concentração, que são importantes para a realização de atividades laborais. Por fim, é necessário que órgãos públicos responsáveis, financiem publicidades que abordem a temática através de outdoors e propagandas televisivas. Exibindo durante os picos de audiência, a necessidade de superação da morte e a ressignificação desse processo. Desta forma, as pessoas desenvolverão o lado crítico e emocional, passando a enxergar a morte como fase natural da vida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde