ENTRAR NA PLATAFORMA
A dificuldade de lidar com a morte

   Na obra "A morte é um dia que vale a pena viver", a autora brasileira e médica, Ana Claudia Arantes disserta acerca do processo natural da vida: a morte. Nesse contexto, a dificuldade de lidar com a morte é inerente ao ser humano, haja vista o tabu existente em relação a esse assunto. Desse modo, torna-se fundamental criar medidas que visem atenuar esse panorama.


   Cabe ressaltar, em primeiro lugar, que o olhar humano sobre a finitude é específico a cada cultura. Nesse viés, tem-se locais os quais possuem rituais diversificados à celebração da morte, como a África e o México, aquele com os famosos "dançarinos do caixão" que tornam os funerais animados e esse com um dia especial e festivo do ano para comemorar à morte. Entretanto, no Brasil, há uma forte estigmazação à morte, uma vez que os funerais são momentos considerados formais e estruturados, diferentemente do que ocorria a menos de 50 anos no país, em que tais procedimentos eram realizados em casa - o que possivelmente tornava esse momento mais singelo e íntimo. Diante disso, o ritual de despedida ao ser humano é viável de auxiliar a dissolver crenças limitantes desse assunto.


   Em segundo plano, a ausência de debates acerca da morte entre profissionais de saúde corrobora ao bloqueio ao desenvolvimento desse tópico. Sob esse prisma, a ciência dos "Cuidados Paliativos", o qual debate constantemente o tema morte, vai de encontro ao juramento médico do filósofo grego Hipócrates: a vida em primeiro plano. Por conseguinte, isso cria uma imensa resistência, em especial dos médicos, ao não dialógo sobre a finitude da vida e todos os sentimentos pertinentes a esse momento, a exemplo o luto e a aceitação, como parte da jornada de todos os seres. 


Infere-se que há empecilhos ao processo de lidar com a morte. Portanto, é de suma relevância o debate aberto desse tema. Por isso, cabe ao Ministério da Saúde em conjunto com profissionais de saúde realizar palestras públicas acerca do assunto morte e cuidados paliativos, com o intuito de desconstuir estigmas sobre esse tema, bem como auxiliar aos indíviduos a lidar de maneira natural com esse processo. Dessarte, é possível abrir novas perspectivas para lidar com a morte, conforme postula a médica Ana Claudia Arantes. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado