ENTRAR NA PLATAFORMA
A dificuldade de lidar com a morte

Desde o período paleolítico, a humanidade sempre esteve atrelada a algo inevitável: a morte. O luto, nessa época, era, principalmente, demonstrado por meio de rituais naturalísticos. Entretanto, passado milhares de séculos depois, a maioria dos indivíduos ainda possuem dificuldade em lidar com essa questão, ora em virtude da ausência de diálogo do tema no cotidiano, ora por causa de relações emocionais identificadas na sociedade hodierna. Com efeito, torna-se imprescindível analisar a problemática e propor possíveis soluções.


Em um primeiro plano, nota-se que esse tema é um tabu na sociedade, visto que a maioria das pessoas não se sentem emocionalmente confortáveis quando vão deliberar sobre a morte e o processo de luto. Isso está atrelado, principalmente, ao processo da não abordagem na família e na escola, as quais são as principais instituições socializadoras, que formam crianças, jovens e futuros adultos. Nesse sentido, de acordo com o sociólogo Dahrendorf no livro “A lei e a ordem”, a anomia é uma condição social onde as instituições sociais, regulamentadora do comportamento das pessoas, perderam sua validade. De maneira análoga, a anomia assemelha-se a dificuldade em lidar com a morte, haja vista que a escola e a família não cumprem o seu papel, de instituições sociais, no que concerne ao quadro analisado.


Além disso, o processo de luto, na maioria dos casos, não ocorre de forma semelhante para todos os indivíduos, pois cada pessoa possui o seu próprio tempo e, também, a forma de expressar este sentimento. Com isso, quando o ser, nocivo do luto, está inserido em um ambiente com pessoas não acolhedoras, tende a aumentar o seu tempo de sofrimento. Sob tal ótica, o livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, retrata que a sociedade está tomada por uma cegueira moral e ética, a qual não permite ter compaixão para com o problema de outrem. Tal fato assemelha-se a liquidez das relações humanas -em relação a dificuldade em lidar com a morte-, haja vista que, embora exista partilha e abraços no período inicial do luto, amigos e familiares afastam-se e não demonstram o mesmo sentimento de caridade , para com a pessoa que vivencia o luto, nos processos seguintes da superação do sentimento.


Torna-se evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com escolas e universidades, propor aulas de filosofia que abordem o tema, por meio da leitura e posterior debate de obras literárias - a exemplo do livro “Dialética da Morte”, de Schopenhauer. Isso tem como finalidade principal atenuar a dificuldade em lidar com a morte. Por conseguinte, é imperativo que a mídia, mediante parceria com cartunistas, divulgue tirinhas que mostrem a necessidade de auxiliar pessoas a superarem o processo de luto, tendo em vista diminuir relações liquidas. Afinal, como foi proferido por Max Weber, a questão social está vinculada aos princípios do seu agente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado