ENTRAR NA PLATAFORMA
A dificuldade de lidar com a morte

 A morte é um processo natural que cedo ou tarde todos iram vivenciar, e é crucial a compreensão desse fato. No entanto na realidade contemporânea se observa o oposto, uma vez que a dificuldade de lidar com a morte apresenta barreiras. Isso se deve a incompreensão da perda podendo causar até doenças psiquiátricas.


 Deve-se pontuar, de início, que a incompreensão da morte está entre as causas do problema. Nesse sentido, baseando-se no filme  “O vendedor de sonhos”, no qual um morador de rua chamado de “Mestre” chega a um velório e reacende a chama no coração de uma família, mencionando que o momento da perda é um período para relembrarmos do quando essa pessoa nos fez bem, e não de nos resguardarmos nas amarguras. Assim, voltando à realidade, é evidente que ninguém saberá a dor que o próximo sente, mas se tentar deixar a amargura de lado, evita-se principalmente a dificuldade de aprender a viver sem o finado.


 Ademais, é imperativo ressaltar a depressão como consequência do problema.               Nesse interim, segundo Aline Cristina de Mello, psicóloga do Hospital e Maternidade São Cristóvão, as reações mais diagnosticadas do luto é o estado depressivo, pois a morte desencadeia uma avalanche de sentimentos ruins, que pode desestabilizar o indivíduo. Logo, nesse período é de grande necessidade a postura de amigos e familiares para conversar e aconselhar a respeito, assim, evitando a queda drástica no humor e que se afunde na amargura.


 Em suma, diante dos fatos supracitados, faz se mister que sejam tomadas ações para resolver o empecilho. Dessarte, com o intuito de mitigar as dificuldades de lidar com a morte, necessita-se urgentemente que a Organização Mundial da Saúde (OMS) providencie orientações de como agir em situações delicadas, como a perda. Não só, será disponibilizado através de meios midiáticos com o auxílio de psicólogos, métodos de como aumentar a autoestima do individuo através do diálogo, como também, deve haver uma dedicação pura de familiares e amigos. Dessa maneira, evita-se as dificuldades presentas à morte, tornando-se mais fácil a compreensão e o dia-a-dia sem o mesmo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde