O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A desvalorização do futebol feminino no Brasil

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, no artigo 217 assegura prover o incentivo às práticas desportivas, sem distinção de tratamento. Nesse viés, esse direito não tem se reverberado com ênfase,na prática, quando se observa a desvalorização do futebol feminino no Brasil. Esse cenário descrito é resultado de um processo histórico e da ausência de medidas governamentais. Diante disso, torna-se necessário a análise dos fatores que favorecem esse cenário.


Em primeiro lugar, é importante destacar o contexto histórico e a falta de inclusão feminina no esporte. A história mostra que algumas políticas governamentais contribuíram para essa desvalorização, como foi visto no Governo de Getúlio Vargas com a criação do Decreto-Lei 3199, que proibia as mulheres de jogar esportes, consequentemente, essa prática tem reflexos negativos até os dias atuais, ocasionando  poucos incentivos financeiros, falta de patrocínio e a diferença salarial. Desse modo, evidencia-se que o desmerecimento das atividades esportivas femininas decorrem de um processo histórico.


Em segundo plano, é imperativo ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse impasse, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o filósofo contratualista Jhon Locke, é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar social. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, visto que o Governo não destina investimentos e políticas públicas para a efetividade desse direito. Dessa maneira, faz-se mister a atuação eficaz do Estado.


Assim, medidas são necessárias para conter o avanço dessa problemática. Nesse sentido, em primeiro lugar, o Ministério da Cidadania por intermédio do Governo Federal, precisam promover incentivos financeiros, por meio de verbas públicas em campanhas que busquem mitigar o preconceito e em  políticas públicas de igualdade de gênero.A fim de reduzir a falta de valorização das práticas desportivas femininas.Dessaforma, se consolidará uma sociedade mais justa permeada nos elementos elencados na Carta Magna.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!