ENTRAR NA PLATAFORMA
A cultura do cancelamento

     O cancelamento é uma forma de exposição que tende a punir ou envergonhar alguém que cometeu uma atitude considerada inadequada. Nessa conjuntura, tal prática é executada principalmente nas redes sociais, conforme o ocorrido no Twitter com a empresa Natura, que foi invalidada por muitas pessoas por apresentar Thammy Miranda - um homem trans - na campanha de Dia dos Pais. Desse modo, é evidente que a internet se tornou palco para julgamentos e discursos de ódio, gerando consequências desfavoráveis para a saúde mental dos usuários.


    Mormente, é notável que a cultura do cancelamento faz parte das redes sociais atualmente, presente sobretudo no Twitter, onde há muitos perfis anônimos. Dessa forma, muitas pessoas se escondem atrás de uma tela de computador para expressar sua opinião negativa, assim ferindo verbalmente outros indivíduos. Nesse contexto, o filósofo alemão Albert Einstein afirma: "Tornou-se claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade", comprovando que a modernização dos meios de comunicação sem supervisionamento contribui para a falta de empatia.


    Consequentemente, é indiscutível que o cancelamento afeta de forma negativa o corpo social, pois traz a concepção de que erros são inaceitáveis. À vista disso, muitos internautas sentem-se inseguros em expressar sua opinião por medo de julgamentos alheios. Todavia, em concordância com o poeta Fernando Pessoa, "Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais normal que se poderia encontrar".


    Diante do exposto, fica claro que medidas devem ser tomadas para resolver esse percalço. Portanto, para que esse comportamento cibernético seja extinguido, urge ao Governo Federal, por meio de uma lei formal, criar um órgão público que fiscalize de maneira eficaz as redes sociais. Por conseguinte, as publicações com conteúdo de ódio voltadas para o cancelamento devem ser excluídos, e o responsável por elas, banido temporariamente da plataforma. Somente assim, é possível tornar a internet um local agradável e que preza pela saúde mental de seus usuários.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde