O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

     O documentário "A Terra é Plana"  mostra como um movimento tão controverso como o terraplanismo vem ganhando força no mundo atual. Apesar desda obra tratar apenas daqueles que desacreditam na esfericidade do globo, suas discuções se encaixam em diversos outros grupos conspiratórios, como os antivacinação. Dessa forma, fica nítida a ascenção de uma sociedade que, cada vez mais, não acredita no pensamento científico.


     Primeiramente, deve-se ressaltar que tais movimentos existes há tanto tempo quanto a própria ciência, mas vêm ganhando força significativa nos ultimos anos. Muitas vezes baseados em fortes crenças religiosas, parte de seus integrantes não consegue conciliar esses dois lados, a fé e a razão. Nesse sentido, sob a perspectiva kantiana, pode-se entender que essas pessoas teriam o que o filósofo alemão classificaria como um conhecimento a priori, ou seja, anterior a uma experiência comprovatória, agindo, muitas vezes, sem ética.


     Em segundo lugar, é preciso entender-se que a forma como a comunidade científica vem lidando com o assunto não é a ideal, se resumindo basicamente a duas, ignorar ou humilhar. Muitos cientistas, quando confrontados por algum conspiracionista, tendem a se utilizar de cálculos e teorias avançadas para tentar convencê-lo, o que pode apenas trazer humilhação e revolta. Fingir que tal problema não existe também não é a solução, já que não impede seu crescimento, apenas o normaliza, o que pode se mostrar ser ainda pior. Nas palavras de Simone de Beauvoir: "O mais escandaloso dos encândalos é que nos habituamos com eles".


     Tendo tudo isso em vista, faz-se mister que o Governo, por meio dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, promova campanhas de conscientização em escolas e em espaços públicos sobre a importância do pensamento científico. Também é responsabilidade da própria comunidade científica melhorar sua comunicação como leigos no assunto, abrindo áreas de debates e conversas, mostrando que a ciência não exclui nenhum outro tipo de pensamento, e tornando a sociedade um lugar mais aberto ao diálogo. Dessa forma, evitar-se-á a propagação de qualquer teoria conspiracionista, que, além de irracionais, também podem ser perigosas para a população em geral.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!