O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Desprestígio científico


Franchesco Redi foi um biólogo italiano que se destacou por refutar a teoria da abiôgenese, teoria essa que afirmava que a vida surgia da matéria bruta, por meio de experimentos, Redi comprovou que a vida só seria possível através da pré existência de outro ser vivo, fazendo isso o cientista se tornou precursor da biôgenese, o que para a época chocou muitas pessoas e dividiu opiniões. É fato que o avanço da ciência trouxe muitos benefícios e propiciou uma maior longevidade e qualidade de vida- no entanto, quando se observa um aumento na descrença do pensamento científico, nota-se que ainda há uma parcela populacional que é prejudicada pela falta de informação, o que é um problema para as futuras gerações. Diante dessa perspectiva, esses desafios devem ser superados para que uma sociedade mais integrada seja alcançada. 


Precipualmente, é fulcral pontuar que a decadência da crença na ciência deriva de uma baixa atuação do setores educacionais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Para Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar populacional, no entanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atução dos setores de educação a formação acadêmica se torna uma experiência rasa que acompanha um senso crítico superficial. Desse modo, faz-se míster a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.


Ademais, vale ressaltar a disseminação de fake news como algo que impulsiona o problema. O estudo "iceberg digital" da empresa Kaspersky, de cibersegurança afirmou que 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer quando uma notícia é falsa, nesse dado, o Brasil perde apenas para os peruanos e chilenos. Paralelamente, na obra de Platão, "o mito da caverna", o filósofo traz uma metáfora sobre o conhecimento- faz uma reflexão sobre aceitar ou questionar; parafraseando, quem apenas aceita fatos sem questionar nunca se verá livre da "penumbra da caverna", ou seja, conhecimento traz "luz".


Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a descrença na ciência, necessita-se urgentemente que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação será revertido na criação de oficinas de reforço, atraves de aulas livres os professores irão trazer temas que estão em vigor para o debate, por meio de respostas baseadas em fundamentos científicos  Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo o impacto nocivo do problema e a coletividade se tornaria mais crítica e questionadora diante de fontes duvidosas, deixando assim as "sombras da caverna" como na alegoria de Platão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!