O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Na obra "Ensaio Sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago metaforiza a ignorância humana através de uma epidemia de cegueria que acomete milhares de pessoas, deixando-as desorientadas em meio ao caos e incerteza. Paralelo a isso, o cenário do Brasil diante da descrença no pensamento científico reproduz a cegueira coletiva retratada por Saramago, em um contexto de ignorância da população, negligência das autoridades e prejuízos mútuos para ambos.


Em primeiro plano, a descrença na ciência é um problema centenário no Brasil. A exemplo disso, no início do século XX - em meio a uma epidemia de varíola - a vacinação compulsória e sem esclarecimentos imposta pelas autoridades do Rio de Janeiro, somada à ignorância da população ocasionou a Revolta da Vacina. Mais de um século depois, a ineficiência dos governantes do país na conscientização e disseminação do conhecimento científico faz com que desinformação e movimentos antivacina permaneçam recorrentes no país.


Além disso, a descredibilidade do conhecimento científico tem início na esfera governamental, que não oferece condições favoráveis para o desenvolvimento de pesquisas no país. Nesse viés, a estagnação dos investimentos em universidades e o corte de bolsas de pós-graduação - estabelecidos pela PEC do Teto de Gastos - dificultam o trabalho dos cientistas brasileiros, que buscam melhores oportunidades em outros países em um processo denominado "fuga de cérebros", que reduz o potencial científico do Brasil ao passo que confirma a negligência das autoridades diante do tema.


Dado o exposto, torna-se urgente a realização de uma parceria entre Ministério da Ciência e Tecnologia e Poder Legislativo na revogação da PEC do Teto de Gastos no setor científico e educacional, com o objetivo de aumentar os investimentos em bolsas de pesquisas científicas, bem como em campanhas de conscientização que exponham a importância da ciência nas diversas mídias sociais. Deste modo, o Brasil teria seu potencial científico ampliado e fuga de cérebros reduzida, enquanto a população superaria a desinformação centenária, de modo a substiuir a epidemia de cegueira pela de conhecimento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!