ENTRAR NA PLATAFORMA
A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

 No filme "Estrelas Além do Tempo" em plena Guerra Fria, três cientistas da NASA, com o auxilio da ciência e de muitas pesquisas, descobrem o alemento que faltava para a vitória dos Estados Unidos na disputa. Todavia, no Brasil, o pensamento científico tem sido desvalorizado e, é visível o aumento da descrença nesse bem social. Isso ocorre devido à falta de investimento na área de pesquisa e ao analfabetismo cintífico da população. Assim, medidas precisam ser tomadas para resgatar a crença na ciência no país.


 É importante ressaltar, a princípio, que a falta de investimentos em pesquisas científicas gera uma descrença  na ciência, pois acarreta um desinteresse populacional e a consequeente ausência de uma sociedade questionadora. Nesse sentido, o filósofo espanhol Miguel Unamuno afirmou que a verdadeira ciência ensina a duvidar e a inovar. Dessa forma, com a valorização e a crença no pensamento científico, será possível a melhoria na concepção crítica da sociedade e a evolução de áreas coo medicina e biotecnologia que contribuem para o avanço da nação.


 Outrossim, é válido reconhecer a importância da disseminação de descobertas científicas e estudos, para evitar a desinformação e o analfabetismo populacional nesse âmbito. Diante disso, a descrença no pensamento científico gera casos como o divulgado pelo jornal BBC, em 2020, durante a pandemia do COVID-19, em que diversas pessoas estavam consumindo produtos tóxicos e maléficos à saúde como vinagre e prata coloidal, pois fora divulgado na internet que tais produtos curariam a doença, sem a comprovação científica. Por isso, o crédito dado a  notícias falsas decorrentes do analfabetismo científico podem ocasionar problemas na saúde e no bem-estar da sociedade, sendo inegável, a necessidade da crença na ciência para o progresso nacional.


 Portanto, são imprescindíveis medidas capazes de mitigar a crescentre descrença no pensamento científico no Brasil. Para tanto, urge que o Estado- responsável pela garantia dos direito e do progresso da nação-invista no setor de pesquisas científicas, por meio da aplicação de verbas públicas nesse setor, com a compra de novos materiais e a ampliação de maquinários tecnológicos e atuais para essa esfera, a fim de promover o aprimoramento de diversas àreas-como a saúde- e auxiliar no aumento do interesse social pela ciência. Ademais, tal instituição deve fiscalizar a veracidade das notícias divulgadas em jornais e nas redes sociais, por meio de ações e denúncias. Então, será possível uma alfabetização científica da população e uma confiança na ciência para o auxílio em diveros âmbitos da sociedade, como ocorrido no filme "Estrelas Além do Tempo".


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde