O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Notoriamente, sabe-se que as condições de saúde no Brasil melhoraram com o passar das décadas. Esse fato deve-se, principalmente, ao avanço científico que tem erradicado inúmeras doenças. Entretanto, a ciência tem ganhado opositores que buscam deacreditá-la diante do meio social. Nesse sentido, é necessário esclarecer como é a ação dessa, seus benefícios e consequências para a saúde humana.


Em primeira análise, a insalubridade torna o indivíduo mais vulnerável ao contágio de doenças. Partindo desse princípio, o escritor Jorge Amado- em sua obra "Capitães da areia"- aborda a doença como um divisor de classes, onde os mais instruídos são imunizados e os desinformados sofrem com a enfermidade. Diante desse cenário, nota-se que a arte imita a vida, haja vista, durante a primeira metade do século XX no Rio de Janeiro, ocorreu um motim popular causado dentre outros fatores pela lei da vacinação obrigatória, a Revolta da vacina. Sobre esse viés, essa rebelião foi provocada pela falta de informação entre a população mais pobre, a qual acreditava que o líquido antiviral transmitia alguma doença letal. Nesse sentido, a desinformação causa a deturpação dos fatos e faz-se necessário cada vez mais haver uma vigilância epistêmica dos acontecimentos.


Diante dessa realidade, o advento da internet foi de suma importância para o desenvolvimento científico. Em contrapartida, essa tecnologia tem sido palco da disseminação de inverdades quanto a ciência, desencadeando assim, uma onda de descrença quanto a eficácia dessa área. Sobre esse contexto, a manipulação de indivíduos por meio de falsas verdades, aprisiona-os em uma realidade de submissão, como verdadeiro rebanho que perdeu sua autonomia do pensar e, por conseguinte, do agir, conforme discute o filósofo Nietzsche em sua teoria da moral de rebanho. Em vista disso, é imprescindível a busca por conhecimento pautado pela razão e pela criticidade, dessa forma a ciência que tanto contribui positivamente na sociendade com suas análises e descobertas, poderá garantir o futuro e o desenvolvimento da população.


Portanto, é necessário que as mídias-veículos com grande potencial de persuação e informação- promova campanhas verídicas a respeito das vantagens trazidas pela ciência e dos perigos do pós verdade. Por meio de comerciais e programs de grande audiência que, ratifiquem a importância do pensamento científico para o desenvolvimento da sociendade. Assim, as notícias falsas que cercam essa temática serão desacreditadas e o conhecimento verdadeiro, difundido efetivamente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!