ENTRAR NA PLATAFORMA
A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

"Inteligência é a capacidade de se adaptar a mudança", afirmou o físico-teórico Stephen Hawking. Entretanto, no Brasil, há falhas na aplicação do posicionamento supracitado no tocante à presente desvalorização do pensamento científico no país. Em consequência da negligência estatal no financiamento para pesquisas tecnológicas, bem como o pensamento retrógado de pós-verdade da sociedade.

Em primeiro lugar, é indubitável que a falha governamental atua como a das causas impulsionadoras para a redução do desenvolvimento científico. Segundo o filósofo Karl Marx, "a economia e os meios de produção são a base da sociedade". À vista disso, é fato que a diminuição de investimentos para a comunidade científica pelo Estado, como o encerramento do programa Ciências Sem Fronteiras, corroborou para a desestruturação de setores de produção e de alavancamento econômico, como o agronegócio e o pré-sal. Consequentemente, a indústria do país torna-se desvalorizada, o reconhecimento internacional desconstruido e a base tecnológica do país deficitária de avanços.

Outrossim, conforme o sociólogo Gilberto Freyre, "o saber sem um fim social será a maior das futilidades". Analogamente, é evidente que a má ultilização da informação e o posicionamento retrógado da sociedade remete ao momento conhecido como pós-verdade , ou seja, ao conhecimento inteligível e não verdadeiramente aprofundado no âmbito científico. O que, consequentemente, corrobora para o desajuste crítico oneroso ao desenvolvimento de pesquisas e descobertas para a atividade tecnológica, econômica e social, bem como para a desvalorização do pensamento científico.


Infere-se, portanto, que políticas são imprescindíveis para garantir a manutenção da ciência no país. A priori, é imperioso a extinção de medidas de caráter paleativo firmadas pelo governo e implementação de outras que condizem com a problemática vigente, como o investimento na atividade científica de trabalho e aprendizado, em instituições educacionais e centros de pesquisa, por intermédio do planejamento e ajuste de verbas, com o intuito de garantir o avanço nos setores de produção, desenvolvimento industrial e valorização no cenário internacional. A posteriori, é mister a mudança do caráter desarticulado da sociedade com informações, por meio da busca por conhecimentos propriamente aprofundados e análise crítica, a fim de que, desse modo, o tecido social possa se desprender do contexto errôneo de pós-verdade, bem como o pensamento de Hawking possa se sustentar.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde