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A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

No Brasil, o baixo investimento e propaganda na ciência e tecnologia do país vem causando grande descredito da sociedade com a ciência e seus avanços, bem como a validade do pensamento científico. Alem disso, movimentos que contradizem conclusões científicas bem estabelecidas estão cada vez maiores e influentes. Cientistas muitas vezes conseguem chegar a novas conclusões que contradizem as antigas ou apresentam dados que mudam a aceitação destas conclusões.
Terra plana e campanhas anti-vacinação são exemplos do descredito as conclusões científicas já bem estabelecidas. Algumas pessoas chegam a conclusões diferentes pela falta de embasamento ou simplesmente descordam do produzido pelo pensamento científico, tanto por ir de encontro a dogmas pessoais quanto por medo de confiar em uma informação aparentemente arbitrária e duvidosa. O descrédito, então, ocorre porque estas pessoas não confiam ou não acreditam no que lhes foram estabelecidas, com isso o pensamento científico se torna uma ideia de validade questionável e manipuladora.
Cientistas frequentemente apresentam resultados que refutam tanto a validade quanto a qualidade de métodos até então utilizados, exemplo disso é a exposição de efeitos colaterais presentes em vacinas como poliomelite e sarampo. A sociedade é então posta em uma posição de duvida e muitas vezes, medo. Dessa forma, chegam a duvidar da real validade destas conclusões e acabam por mistificar o pensamento científico. O brasileiro que não possui capacidade de filtrar estas conclusões através do próprio pensamento crítico, acaba por desacreditar no pensamento científico pela falta da certeza sobre o que é verdadeiro e confiável a sua volta.
A falta de investimento por parte do governo federal na ciência e tecnologia foi, em boa parte, causador da desvalorização e descaracterização do pensamento científico. A solução para este problema está na necessidade do governo federal, com o objetivo de tornar o Brasil uma pátria educadora, investir no suporte a formação de indivíduos capazes de compreenderem o pensamento e método científico, isto pode ser alcançado com a valorização dos veículos e profissionais que utilizam deste pensamento, além disso, através do estudo e discussões sobre o pensamento científico em escolas e outros centros de aprendizado.
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