O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

No contexto de Brasil Republica, o país sofria com diversas doenças e, teve que ser implantada uma campanha de vacinação, entretanto, a população não queria ser vacinada por que tinham medo. Assim, esse pensamento receoso perante a ciência perdura até a atualidade. Dentro desse contexto dois fatores devem ser analisados: a ineficiência do governo em exercer seu papel na área cientifica, bem como a função da escola na criação dos cidadãos.

É indubitável que a ação governamental é de extrema importância para resolução desse problema. Porém, conforme noticiado pelo jornal O Globo, 93 mil bolsistas de pós-graduação podem perder suas bolsas caso o governo não ajuste o orçamento do CAPES, fundação responsável por manter a qualidade desses cursos. Baseado nesse fato, percebe-se que o governo não está investindo o suficiente na ciência do país. Consequentemente, o desenvolvimento do país é prejudicado já que que a ciência é uma área que amplia o mercado, e auxilia em todas as outras áreas como saúde e educação.

Outrossim, é necessário entender o valor da escola para a mudança desse cenário. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, as experiências vividas na infância influenciam para o resto da vida. Tendo em vista que a maior parte das crianças e adolescentes passam grande parcela do seu tempo na escola fica claro que as instituições de ensino são fundamentais na criação dos cidadãos. Sendo assim, as escolas não devem focar apenas em criar bons vestibulandos, mas também criar pessoas que possam criar e entender propostas de cunho cientifico.

É evidente, portanto, que há entraves para o crescimento do pensamento cientifico no Brasil. Portanto, cabe ao ministério da educação implementar na grade curricular obrigatória, disciplinas que ensinem às crianças sobre métodos científicos, e a importância deles para um melhor desenvolvimento, objetivando assim, a criação de uma geração mais ciente do que o acontece no mundo da ciência, e até futuros cientistas que podem ajudar no desenvolvimento do país. Cabe também ao Estado implementar leis que garantem de maneira eficiente investimentos na área de pesquisas, e como resultado, atrair novos pesquisadores e estimular os que já lutam para conseguir efetivar suas pesquisas. Só assim conseguiremos fazer com que o pensamento cientifico se desenvolva no brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!