O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Em terra de "fake news", quem se informa é rei
Nos últimos três anos, o governo brasileiro reduziu o repasse de verbas destinados a ciência, gerando atrasos imensuráveis para o desenvolvimento interno do país. Com isso, a sociedade fica a mercê da tecnologia estrangeira, logo, desfavorece a industria nacional, haja vista que a maior parte do dinheiro evade as fronteiras. Além disso, forma uma população alienada, sem consciência da necessidade dos estudos e incapazes de evitarem a sedução pelos "contos do vigário".
Recentemente, repercutiu nas mídias que as vacinas, ao invés de prevenir as doenças, seriam motivadoras das que visam curar e desencadeadoras de vários outros problemas de saúde pública, como a microcefalia e a anencefalia. Não é necessário muito esforço para averiguar que não há veracidade nessas informações. Apesar disso, muitos foram os pais que, em face da falta de senso crítico, deixaram de vacinar seus filhos, trazendo à tona doenças que antes haviam desaparecido, à exemplo: a varíola, dada como erradicada há algumas décadas.
Em razão disso, o "facebook" - rede social responsável pela maior disseminação de conteúdo falso - tem adotado medidas para inibir essas postagens. Entretanto, acabam tornando-se vítimas dessas práticas, visto que algumas páginas, como o "MBL" (Movimento Brasil Livre) se dizem censurados ao terem publicações caluniosas apagadas, afastando a eficácia dessas medidas. Desse modo, fica evidente a necessidade da educação nos mais variados âmbitos da vida, seja no campo biológico - para evitar o assassinato de macacos, na crença de que transmitem doenças, enquanto, na verdade, são vítimas também -, ou na área da história, português - para desenvolvimento de mecanismos interpretativos e críticos.
Portanto, há uma clara defasagem na entrega dos direitos Constitucionais, como, principalmente, a educação. Em consequência do congelamento de gastos imposto pelo atual governo, a previsão é de que, cada vez mais, a situação se agrave. Dessa maneira, surte a necessidade imediata da reversão dessa medida pelo legislativo, e o implemento de campanhas pelas Secretarias Regionais de Educação (levando em conta que determinados problemas são estritos dessas localidades) por meio das mídias (TV, "twitter", "facebook) que instruam os usuários da necessidade de comprovar as informações que são lidas antes de as levarem com seriedade. A ciência é a essência que precede a existência de uma sociedade justa, igualitária e bem-informada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!