O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Em pleno renascimento, enquanto a Europa vivenciava a época de ideias humanistas com princípios científicos e racionais, Portugal apropriava da sua mais nova colônia, o Brasil, que comparado ao restante do mundo, sua aquisição de conhecimento científico foi tardia. É possível afirmar que o Brasil ainda vive pensamentos da época colonial, uma vez que a ciência não é prioridade para sua população em consonância com a ausência de pensamento crítico por parte da sociedade.
Podemos perceber que o investimento no ensino de base ainda é bastante escasso. A consequência dessa escassez é um fraco conhecimento científico, que por sua vez acaba sendo irrelevante perante as pessoas, que muitas das vezes desconhecem sua enorme importância. Isso se evidencia pelo aumento de grupos e movimentos antivacinação nos quais negam o método científico para se fundamentarem em teorias conspiratórias.
Advém lembrar ainda que com o avanço das mídias sociais, é possível encontrar diversas notícias falsas que são lidas, curtidas e compartilhadas como verdades, são as chamadas fakes news.A falta de curiosidade em busca de verdade aliada as fakes news contribuem ainda mais para a descrença das teorias científicas. Vale ressaltar que teorias científicas são baseadas no método científico, não são verdades absolutas porém são fundamentadas em fatos que podem ser comprovados.
Dessa forma, a descrença do pensamento científico no Brasil advém principalmente pela falta de investimentos em conhecimento científico no ensino básico e pelas disseminações de notícias falsas. O ministério da educação juntamente com as escolas devem investir na educação científica de crianças e adolescentes, maiores liberações financeiras por parte do MEC aliado ao eficiente ensino oferecido pelas escolas desde capacitações de professores, à laboratórios modernos, aulas experimentais de química, física e biologia por exemplo para que assim os alunos confirmem na prática o método científico visto em teoria. Se o ensino básico brasileiro for eficiente em todos os aspectos, em alguns anos teremos jovens curiosos, críticos e incapazes de acreditarem em quaisquer fakes news disseminadas nas redes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!