O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

No livro "O mundo assombrado pelos demônios", Carl Sagan retrata como a América do Norte acreditava mais na pseudociência do que na ciência. O sequestro por alienígenas e a cura por cristais são uns dos exemplos que Carl usa. No Brasil, a descrença no pensamento científico é crescente e se deve, principalmente, à um sistema educacional falho e a falta de investimentos do governo. Assim sendo, medidas precisam ser tomadas pra resolver o impasse.
A sociedade brasileira vive um aumento da incredulidade na ciência. Segundo ao panorama traçado pela primeira edição do Índice Anual da Situação da Ciência, 2 em cada 3 brasileiros acreditam que ela tem pouco ou nenhum impacto no cotidiano. Em contrapartida, 52% gostariam de saber mais sobre o tema. Dessa maneira, nota-se que parte da ignorância sobre o assunto advém de um sistema educacional falho, uma vez que, esse não incentiva os estudantes a buscarem conhecimento.
Ademais, a falta de investimentos do governo na ciência brasileira contribui ainda mais para a crescente descrença na mesma. Em 2018 o Brasil foi expulso do Observatório Europeu, uma importante organização mundial que realiza pesquisas na área de astronomia porque não pagou as anuidades após 8 anos do acordo ser firmado. Desse modo, se o própria governo não tem compromisso com a ciência, tampouco a população reconhecerá sua importância.
Dessa forma, percebe-se que medidas precisam ser tomadas para que a sociedade brasileira acredite e se envolva mais com a ciência. Em razão disso, O ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, deve oferecer cursos de robótica, programação, entre outros, em uma plataforma online e gratuita, além de oficinas e minicursos das diversas áreas científicas nas escolas, para ensino fundamental e médio, de forma que crianças e adolescentes se envolvam com o pensamento científico. Além disso, o governo federal deve aumentar os investimentos na ciência, de modo que não apenas a população creia mais, bem como o futuro do país seja melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!