O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Segundo René Descartes,´´o erro decorre do mau uso da razão``.Tal visão mostra coerência quando se trata da descrença dos cidadãos no pensamento cientifico no brasil, visto que o erro de uma parcela da população acreditar em teorias que não seja comprovada tem se aumentado.Com isso problema como a difusão de informações falsas tem acarretado consequências grave tanto na saúde quanto no conhecimento científico. Assim, é de suma importância criar medidas que reduza a crescente descrença do pensamento científico no país.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a difusão de informações falsas propagadas no brasil tem se tornado motivo de discussão, haja vista que afeta a saúde de uma parte de cidadãos. Isso provém de uma onda de notícias denominada como ´´fake news``, o qual ajuda na proliferação do movimento anti vacina, em que eles cita que seres humanos não precisam ser vacinados, pois é prejudicial a saúde. Logo consequências disso são algumas pessoas aderindo a esse movimento e deixando de vacinar suas crianças por acreditar em notícias sem nenhum embasamento científico,o que é triste, pois esse movimento pode contribuir para o reaparecimento de doenças erradicadas como a poliomelite. Evidencia-se com isso,a urgência de ajudar a população discernir o que é real e falso, pois no momento a sociedade vive um momento análogo ao da ´´Revolta da Vacina``, em que os indivíduos se recusavam a vacinar, o que é lamentável.
Ademais, outro fator que merece uma atenção especial é o caso da discussão sobre o conhecimento científico. Isso porque a disseminação da `´´pós verdade`` tem levado aos cidadãos darem mais importância a crenças pessoais, do que fatos objetivos e comprovados. Prova disso é o G1 da Globo, que mostrou membros que acreditam que a terra é plana, sendo assim um retrocesso no estudo científico, haja vista que foi descoberto que a terra não era plana séculos antes de cristo pelo filósofo grego Pitágoras e comprovado cientificamente séculos depois. Mostra-se com isso o afastamento por parte da população do conhecimento científico e a aproximação de crenças individuais que quase sempre e análogo a conhecimento mitológico que usa símbolos e crenças para explicar fatos do universo. o que é um erro crasso, visto que vai na contramão do conhecimento racional e precisa ser mudado
Infere-se, portanto que para minimizar a descrença da população quanto ao conhecimento científico no Brasil, o Governo deve investir em faculdades e escolas por meio de verbas criando uma aula para explicar a importância do conhecimento científico em detrimento de outras especificamente entre os jovens que estão entrando na vida estudantil, haja vista que são mais fácil de ensinar, pois não estão com a cabeça suscetível pra novos conhecimento. Para que assim as pessoas passam a confiar mais no conhecimento científico. Além do mais a mídia junto com o ministério da saúde deve promover propagandas por meio de televisão que mostre especificamente para os pais das crianças as consequências de notícias falsas como a exemplo das notícias do movimento anti vacina, a fim de preservar a saúde das crianças e adultos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!