O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

No início da Idade Moderna, a corrente humanista proporcionou uma valorização dos métodos científicos. Na atualidade, entretanto, a ascensão das teorias da conspiração, as quais questionam a veracidade até de descobertas comprovadas, tem feito a sociedade regredir a antigas descrenças já desmistificadas pela ciência, como a esfericidade da Terra. Essas descrenças, por sua vez, têm ameaçado a importantes setores sociais, como a saúde e o meio ambiente.
Primeiramente, é preciso considerar que debate acerca da veracidade das conquistas científicas ultrapassa, muitas vezes, o plano ideológico, pois afeta a prática dos direitos sociais, como é o caso da vacinação infantil. Destarte, ao privar as crianças da imunização adquirida por vacinas, muitos pais ignoram a capacidade da ciência na prevenção e tratamento de doenças, como a Peste Negra, que no passado assolou a Idade Media, mas hoje é tratável. Logo, os "conspirólogos" pecam ao arriscar a saúde pública em preceitos sem fundamentos.
Não obstante, a ascensão da conspiração também ameaça ao meio ambiente. Nesse sentido, um grupo de incrédulos meteorológicos que não acreditam em problemas como o aquecimento global, procuram desencorajar a sociedade a aderir causas ecológicas, mesmo sendo comprovado que o lançamento de gases após a Revolução Industrial interfere no clima. Assim, a descrença na ciência torna-se um impasse, à medida que reduz a importância das questões que impactam o futuro do planeta.
Convém, portanto, que as mídias de rádio e TV elaborem campanha, em horários comerciais, com a imagem de especialistas, como cientistas, que expliquem para a sociedade importantes conquistas científicas, como o desenvolvimento das vacinas, a fim de se reduzir a descrença e o medo da vacinação. Ademais, o Ministério da Educação e Cultura deve incluir na disciplina de biologia e sociologia o tema "ética ecológica e meteorológica", de modo a criar alunos conscientes acerca da acerca dos cuidados com a natureza.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!