O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

A ciência é um corpo de conhecimento sistemático e racional sobre o mundo e a sua confiabilidade remota desde o renascimento cultural. Contudo, na sociedade brasileira contemporânea, há uma crescente descrença no conhecimento científico, tendo em vista a ignorância da população sobre as pesquisas científicas, em consonância com a divulgação de notícias falsas.
O início do auge do conhecimento científico foi na Revolução Industrial, no século XIX. A partir desse período, as invenções tecnológicas melhoraram a qualidade de vida nas cidades e nos campos, através das vacinas e saneamento básico. No Brasil, essas transformações na área da saúde foram gerenciadas pelo sanitarista Osvaldo Cruz, que, posteriormente, conseguiram feitos importantes como a erradicação da varíola. Todavia, embora o mundo burguês atual seja regido pela tecnologia, há um analfabetismo científico gritante. O astrofísico Carl Sagan disserta que "a humanidade depende da ciência e da tecnologia, mas nada sabe sobre elas." Destarte, a ignorância dos métodos, estudos e resultados produzidos pela ciência resulta na desconfiança irracional, colaborando para a aumento da descrença.
Outrossim, o compartilhamento de falsas informações via redes sociais contribuem para a falta de confiança. Segundo o chefe da Organização Mundial da Saúde, Laurence Cibrelus, as fakes News foram responsáveis pela diminuição das vacinações no ano de 2018, no Brasil. A ausência de senso crítico dos usuários das mídias digitais e a facilidade na criação de conteúdo online se tornaram potentes inimigos da sociedade brasileira.
É necessário, portanto, que o Ministério da Educação e Cultura promova nas escolas, nos níveis fundamental e médio, eventos que visem a divulgação científica. É preciso, além disso, o uso ativo das ferramentas digitais para o combate as informações erradas. Concomitantemente a isso, o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal devem punir os criadores de conteúdos falsos que coloquem em risco a saúde e a segurança da população. Destarte, a confiabilidade na ciência será restaurada diante os brasileiros.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!