O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A busca pela vida saudável na sociedade brasileira

Desde o Iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a busca por um estilo de vida mais saudável. no Brasil, odiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejávelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelo consumo exacerbado de industrializados , seja pela pouca informação acerca dos benefícios de uma vida mais saudável que chega aos mais jovens. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tals postura para a sociedade.


É indubitável que a questão educacional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo e matemático grego Pitágoras, a educação das crianças é essencial para a formação de adultos resolutos. De maneira análoga, é possivel perceber que, no Brasil, a falta de informação para com os beneficios de uma rotina mais saudável rompe com essa armonia, haja vista que não existem na base curricular do ensino público fundamental disciplinas que abordem diretamente a questão alimentar tal como seus beneficios e malefícios,


Outrossim. destaca-se alto consumo de alimentos ultra processados como impulsionador do problema. A expansão das famosas redes de fast-food propiciou uma ampla oferta de refeições instantâneas dotadas de baixo valor nutricional e com preços acessíveis. Essas, ao oferecerem praticidade aos indivíduos apressados que buscam rapidez na hora de ingerir alimentos, não raro, contribuem para a substituição de pratos principais – como o almoço – por hambúrgueres e outros lanches de alto teor lipídico. Tal fato tem acarretado no ganho excessivo de peso pelos cidadãos brasileiros.


É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o estado deve investir na iserção de matérias na base curricular das escolas que visem a abordagem de questões que auxiliem os mais jovens a alcançarem um estilo de vida mais saudável, promovendo a todos mais sáude e bem-estar. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o Ministério da educação (MEC) deve instituir palestras ministradas por psicólogos, que discutam os desafios para se alcançar uma vida mais saudável, a fim de que o tecido social se desprenda de certo tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de platão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!