O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A busca pela vida saudável na sociedade brasileira

Promulgada pela Onu em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito á saúde e ao bem-estar social. Conquanto, o problema da busca por uma vida saudável impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nos tempos de hoje, tal avidez tem perdido seu espaço no meio social, vítima de uma falta de incentivo por parte dos setores responsáveis por criá-la e do próprio mercado, que desestimula um hábito crucial na vida da população. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

Em primeiro lugar, é importante salientar que a saúde é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, homens e mulheres que desenvolvem hábitos de vida saudáveis vivem por mais tempo e com maior qualidade de existência. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contexto é claramente refletido na busca por uma vida saudável. Segundo a Opas, estima-se que 17,5 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares. Diante do exposto, isso é subjetivo e a sociedade não pode aceitar negligência do Estado e do poder público.

Faz-se mistar, ainda, salientar que a maioria dos brasileiros se esforça para manter uma alimentação saudável, buscando consumir produtos mais frescos e nutricialmente ricos, dissimulado como impulsionador do problema por uma busca de vida saudável. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da ´´modernidade líquida´´ vivida no século XXI. Diante de tal contexto, nunca é tarde para se adotar um estilo de vida saudável e ter mais saúde e bem-estar. As doenças associadas ao processo de envelhecimento e o início de doenças crônicas podem ser prevenidos ou adiados, através do consumo de alimentos saudáveis e da prática de exercícios físicos.

Interfere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem á construção de um mundo melhor. Jean Paul diz que o homem está condenado a ser livre, pois, uma vez lançado ao mundo, ele é responsável por tudo o que faz. É preciso que os indivíduos assumam, portanto, sua responsabilidade diante da busca por uma vida saudável. Sendo assim, é evidente que haja a parceria entre governo, comunidade e família, pois através desse contexto, será possível amenizar os problemas de busca por uma vida saudável, construindo um Brasil mais sustentável.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!