O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A busca pela vida saudável na sociedade brasileira

Durante o Medievo, devido a escassez de alimentos, grande parte da população européia consumia níveis baixos de carboidratos, os que possuíam fartura, dispunham de uma estrutura corpulenta, e com isso, demonstravam que gozavam de alguma poder aquisitivo e eram mais resistentes a doenças, como um resfriado. Distante da Idade Média, atualmente, a comida é mais acessível e rápida, e devido a rapidez e ao alto consumo de carboidratos, os cuidados com a saúde se tornaram mais evidentes e urgentes na população brasileira.


Em primeiro lugar, é notável o aumento de brasileiros que trocaram uma alimentação regular para uma saudável. De acordo com a Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 8 em cada 10 brasileiros usufruem de uma alimentação saudável e 71% afirmaram que preferem produtos saudáveis mesmo que tenham que pagar mais caro. Entretanto, os alimentos mais saudáveis não são acessíveis a uma parcela menos favorecida da população, o que demonstra um obstáculo para a democratização dos alimentos salutares.


Em segundo lugar, deve-se demonstrar a dimensão no qual o exercício físico pode beneficiar a saúde do cidadão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de pessoas morrem todos os anos por problemas cardiovasculares antes dos 70 anos, e vale ressaltar, que doenças associadas ao envelhecimento e o início de doenças crônicas podem ser previnidas ou adiadas com a prática do exercício físico regularmente. Citado fato evidencia que, com a prática prematuramente de exercício,maior vai ser a possibilidade de um indivíduo evitar ou delongar uma doença crônica futuramente.


Desse modo, urge medidas para incentivar o aumento de hábitos saudáveis na sociedade brasileira. É de responsabilidade do Ministério da Saúde associado com o Ministério da Educação, elaborar um projeto para impulsionar a prática saudável desde o ensino básico público até o ensino médio, com o incentivo de uma alimentação rica e com o uso de alimentos orgânicos e aulas extracurriculares com prática de exercícios físicos, como dança e capoeira, a fim de estimular desde a infãncia a importância da atividade física e a alimentação saudável. Sendo assim, novas gerações irão aderir a práticas benéficas a saúde e evitar futuras doenças

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!