ENTRAR NA PLATAFORMA
A banalização do coaching

 "Mindset: A nova psicologia do sucesso" é um livro que tem alcançado grandes números de vendas em todas as livrarias brasileiras em 2019. A busca por uma psicologia de sucesso tem estado cada vez mais na cabeça dos brasileiros, fazendo-os recorrerem aos coaches: "técnicos" que prometem o desenvolvimento pessoal em diferentes áreas. Todavia, esse ofício começou a sofrer certa banalização por conta da sua falta de regulamentação, a carreira se tornou propícia para aproveitadores dispostos à enganar indivíduos que buscam um mindset melhorado. Logo, faz-se necessário analisar e combater tais práticas.


     A priori, é importante ressaltar que o coaching ainda não é regulamentado como deveria. De acordo com dados da International Coach Federation (ICF), mais de 50 mil coaches estão em atividade no Brasil, todavia, deles não é requerido uma especialização ou graduação. Qualquer um que entenda razoavelmente do tema pode denominar-se coach. Logo, é imprescindível que haja efetivamente uma regulamentação e ao menos uma forma de identificar os que são formados e aptos de exercer tal função.


     Consequentemente, com tamanha fragilidade desse sistema, diversos aproveitadores surgem na intenção de lucrar com consultorias falhas. Pela grande procura, muitos se aproveitam da fragilidade dos clientes e dizem aptos para ajudá-los, porém na intenção apenas de lucrar. Parafraseando Thomas Hobbes, o homem é lobo do próprio homem, ou seja, a natureza humana tende a colocar seus interesses acima dos seus semelhantes. Logo, faz-se urgente uma fiscalização e punição desses criminosos.


     Portanto, é mister que o Estado tome providências para superar o impasse atual. Para que ocorra uma regulamentação correta do ofício no Brasil, urge que o ICF incentive a criação de uma Federação de Coach Nacional e, além disso, a obrigatoriedade de um curso e prova que teste as habilidades dos candidatos e que no fim entregue uma carteira para os aprovados, a fim de tornar a profissão mais segura e burocrática. Só assim, as pessoas puderam alcançar o sucesso em seus objetivos acompanhados de profissionais realmente capacitados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde