ENTRAR NA PLATAFORMA
A banalização do coaching

A conselhamento Desvirtuoso


A banalização do coaching é uma consequência do crescente aumento na competitivadade no mercado de trabalho. Isso pois o contexto socioeconomico global, em uma lógica de perpetuação constante do capital, exige um grau de capacitação cada vez maior. Assim, a figura do coach surge como um arquétipo milagroso, supostamente capaz de levar qualquer indivíduo ao sucesso profissional. Contudo, não é necessário qualquer tipo de qualificação para ser um coach, o que permite a charlatões, atentos às tendências de mercado, iludibriar seus clientes com falsas promessas de prosperidade. Como efeito, além de extorquidos, os clientes podem ter desordens de ordem psicológica agravadas. Logo, a fim de evitar a ação nociva dos charlatões, o coaching deve ser regulamentado.


Dentre as consequências que o coaching mal intencionado pode gerar, estão os prejuízos financeiros dos clientes a até mesmo a piora de quadros de problemas psicológicos. Esse último caso pode ocorrer quando um indivíduo portador de desordens psíquicas, frustrado com sua falta de sucesso profissional, é induzido pela mídia a procurar um coach, ao invéz de um profissional adequado às suas necessidades.


Consequentemente, o "coach charlatão", incapaz de detectar e, muito menos, tratar de clientes com distúrbios psicológicos, acaba lucrando em cima da condição mental dos indivíduos. Assim, o oportunismo desses enganadores atribui ao coaching, mesmo quando honesto, um estigma de nocividade.


Paralelamente, os coach's que possuem capacitação adequada e trabalham honestamente são negativamente afetados: ter sua imagem atrelada ao oportunismo de mercado dos charlatões age como fator de repulsão dos clientes.


Dessa forma, a regulamentação do coaching evitaria tanto os casos de extorsão financeira quanto os de abuso psicológico, além de assegurar a idoneidade dos profissionais. Como proposta, a Câmara dos Deputados poderia elaborar uma legislação que defina os requisitos mínimos para se exercer o coaching. Consequentemente, os estigmas negativos atribuídos à pratica tenderiam a se atenuar.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde