Correção Online de Redações

Olá, aluno!


A partir de agora, você perceberá que as correções estão um pouco diferentes. Estamos implementando um novo sistema de correção, para deixar dicas cada vez mais detalhadas, ajudando você a conquistar a nota máxima em sua redação! Portanto, agora você receberá comentários detalhados para cada uma das competências (caso sua redação seja modelo Enem), além do bom e velho “comentário geral”, deixado pelo seu corretor. Além disso, você verá que as marcações no corpo do seu texto também foram adaptadas. Como esta é a primeira versão deste sistema, pode haver algum problema na visualização das correções (esperamos que não). Caso isso ocorra, pedimos que encaminhe e-mail para contato@redacaonline.com.br informando o que ocorreu.


Agradecemos a sua compreensão. Abraço e bons estudos!

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Corrigida por: Corretora Juliane

Tipo de redação: Enem

Durante a segunda metade do século XIV, originou-se na China o que até os dias atuais é lembrada mundialmente como a maior pandemia já vista, atingindo Ásia e Europa a Peste Negra matou milhões de pessoas na época. Semelhante à isto, o vírus do COVID-19 que atualmente mata milhares de pessoas no mundo todo, todos os dias, coloca em discussão qual a melhor forma de combatê-lo. Chegado ao Brasil, o cenário com o vírus traz muitos desafios, inicialmente o medo e as reações da população preocuparam os setores públicos do país, já, atualmente vemos que o egoísmo por parte dos indivíduos que negligenciam as recomendações dos órgãos de saúde está estritamente associado à dificuldade de diminuirmos o crescimento dos casos no país.

Segundo a psicologia, o medo é o sentimento de insegurança sobre uma pessoa, uma situação ou um objeto. Sob essa ótica, vemos no drama Contágio, um exemplo disso onde um surto viral causa diversos problemas nos setores básicos das regiões afetadas, sendo um destes os saques feitos a serviços fundamentais, principalmente de comércio. Entretanto, no Brasil tal ato ocorre de forma menos drástica, onde devido a incerteza da nova situação e o medo de enfrentar a escassez de alimentos e produtos, vimos muitas pessoas estocando mercadorias, o que acabava por desregular todo o sistema de abastecimento da região. Tal fato, deve-se principalmente ao grande número de notícias, muitas destas sensacionalistas, que bombardearam a população naquele momento.

Todavia, o sentimento de insegurança vem diminuindo ao passo que a revolta com a não resolução da crise aumenta cada vez mais. Sabemos que, para enfrentar essa situação devemos trabalhar coletivamente, porém, a sociedade em que vivemos é individualista e fragmentada, onde o indivíduo pensa somente em si próprio e não no todo. Além disso, o Brasil é um dos países com a maior desigualdade social do mundo, onde temos de um lado a pessoa que escolhe não respeitar o distanciamento, em prol de prazeres próprios, e do outro, cidadãos que precisam sair de suas casas para trazer o sustento da família mesmo em situações com alto risco de contágio. Com isso, observamos que a luta para vencer essa crise, não é unilateral, pois devemos pensar em todas as circunstâncias existentes em nosso meio.

Portanto, para que consigamos diminuir a curva de crescimento do casos, devemos pensar mais no coletivo e rever nossos atos. Assim, os veículos midiáticos, devem trazer somente informações relevantes sobre a situação evitando matérias sensacionalistas e desnecessárias, para que não ocorram novas reações exageradas da população que prejudiquem os sistemas básicos. Ademais, a sociedade deve aprender a pensar coletivamente e exercer a empatia com o próximo, pois a solidariedade e a compreensão são uma das bases importantes para contornar crises como esta.

Nota - Critério Enem

😊

Comentário geral

Oi, tudo bem?Você tem boas ideias, mas precisa adequá-las à estrutura do gênero em questão.Reveja a sua introdução e lembre-se de que, neste tipo de texto, o foco é a sua argumentação, então não construa parágrafos de desenvolvimento muito expositivo.Na proposta de intervenção, faltou modo e detalhamento.Sugiro este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TijhSdjfXQASucesso!

Competência 1
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Seu texto já demonstra uma boa noção de sintaxe, então chegou a hora de avançar: produza períodos mais elaborados, com orações subordinadas com ordem inversa, com intercalações. Se tiver dúvidas sobre isso, é importante rever a teoria e fazer exercícios.Sua redação tens alguns desvios e, para eliminá-los, identifique qual é a área que lhe gera dúvidas (ortografia, acentuação, concordância, regência, etc.) e se dedicar ao estudo e à prática de exercícios sobre ela.


120

Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Você abordou o tema de forma completa, o que é muito importante.O repertório sociocultural usado em seu texto ficou produtivo. A gente diz que uma referência é produtiva quanto ela foi bem “aproveitada”, ou seja, foi adequadamente articulada à discussão.Parabéns por ter feito isto aqui!


200

Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Para que o projeto de texto da sua redação fique sem falhas e estratégico, crie o hábito de, antes de escrever a redação, construir um roteiro do seu texto, anotando o que vai ser escrito em cada parágrafo. Todo o seu texto deve seguir por um mesmo caminho, garantido um projeto de texto bem executado.Todas as informações colocadas em seu texto precisam ser plenamente desenvolvidas, ou seja, não faça afirmações soltas. Tudo que é inserido precisa de um "porquê".


120

Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Reveja o seu texto e perceba que, nele, os conectivos aparecem constantemente, deixando de aparecer apenas em alguns trechos.Sua redação tem poucas repetições. Procure identificá-las e corrigi-las.Há poucas inadequações, no que se refere à aplicação dos recursos coesivos, em seu texto. Para resolver isso, analise-as com calma para compreendê-las e não repeti-las.


160

Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O ENEM pede que você faça uma proposta de intervenção com os seguintes elementos: agente (quem faz?), ação (o que faz?), modo/meio (como faz?), efeito/objetivo (para que faz?) e detalhamento. Em seu texto, há apenas 3 deles, então verifique quais faltaram e insira-os, construindo uma proposta completa.


120

Nota Final

720

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