A redação nota 1000 é possível desde que você estude e treine a sua escrita regularmente. Veja 10 dicas para que você se destaque na avaliação. Faça parte do seleto grupo de participantes que atingem a pontuação máxima! Agora que você já conhece todas as especificidades da avaliação das 5 competências, vamos sintetizar algumas dicas para conseguir a sonhada redação nota 1000 no Enem. Certamente, além de saber o que é necessário para uma boa nota, é imprescindível que você treine a escrita. Portanto, o ponto de partida para uma excelente avaliação é você estabelecer uma rotina. Assim, na sua lista de estudos, dedique ao menos uma vez na semana para escrever um texto dissertativo-argumentativo. Vamos deixar combinado que essa é nossa dica zero, ok? Confira como garantir a tão sonhada redação nota 1000 no Enem!
1. Aperfeiçoe seus conhecimentos em gramática
Na competência 1, você será avaliado quanto ao domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Desse modo, o máximo de desvios de convenção da escrita que você poderá cometer são 2, e apenas 1 falha de estrutura sintática. Para tornar-se proficiente na nossa língua é preciso muita leitura, escrita e reescrita. Sim! Você deve se acostumar a fazer revisão do seu texto e corrigir tudo que estiver fora de conformidade com a linguagem padrão. Assim, é fundamental que você não estude sozinho essa parte da prova. Conte com alguém para apontar os desvios e ajudar a solucioná-los. Não há fórmula mágica para ser expert: é necessário dedicação. A pontuação é essencial para que você consiga produzir um texto fluido. Desse modo, estudar esse tópico e saber tudo sobre vírgulas será um grande diferencial.2. Fuja de clichês
O estudante que se prepara para o Enem provavelmente já possui uma lista de frases para usar como repertório. Já conversamos sobre isso aqui no blog e alertamos para a necessidade de as referências serem pertinentes ao tema. É de conhecimento geral que muitos cursos ensinam meia dúzia de frases e os alunos passam o resto da vida escrevendo com base nesse repertório reduzido. Além disso, muitas vezes acabam “forçando” relações inexistentes entre tema e citação. A nota 1000 na redação vem para aqueles(as) que fogem dessa “lógica”. Ou seja, se todo mundo está fazendo isso (e a grande maioria não tira a nota máxima, ao contrário, recebe notas medianas), faça o oposto!3. Seja claro(a) e objetivo(a)
Para um texto ser considerado bem escrito, é fundamental que ele seja CLARO e OBJETIVO. Uma linguagem composta por palavras difíceis muitas vezes mais atrapalha do que ajuda. Você deve, sim, demonstrar que possui um amplo vocabulário e que consegue mobilizá-lo. Porém, tome cuidado com excessos de palavras em desuso, arcaicas ou que você não tem muita certeza do significado. Além disso, evite o uso de muitos adjetivos, pois não são próprios para um tipo textual como a dissertação.4. Domine os recursos coesivos
Essenciais à construção do texto, você precisa conhecer e saber usar um amplo repertório de elementos coesivos em seu texto. Eles são como a “cola” das ideias dispostas no texto. Coloque-se no lugar do leitor e, depois de escrever seu rascunho, corrija e complemente os pontos em que as conexões dos argumentos não ficaram tão claras. Isso vai garantir 200 pontos na competência 4.